30/10/2023 às 13h29min - Atualizada em 30/10/2023 às 13h45min

MPPA recomenda fornecimento gratuito de água potável em shoppings de Belém

A recomendação foi emitida por meio da 3ª Promotora de Justiça do Consumidor, Joana Chagas Coutinho, com o objetivo de assegurar a observância da Lei Municipal de Belém nº 9.502, de 06 de agosto de 2019.

Da redação

Agência Brasil

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), emitiu uma recomendação, na última quinta-feira, 26, que determina que os Shoppings Centers e estabelecimentos similares, em Belém, devem disponibilizar gratuitamente água potável filtrada aos seus frequentadores.

A recomendação foi emitida por meio da 3ª Promotora de Justiça do Consumidor, Joana Chagas Coutinho, com o objetivo de assegurar a observância da Lei Municipal de Belém nº 9.502, de 06 de agosto de 2019.

LEIA MAIS: Feirão Serasa Limpa Nome inicia nesta segunda (30) com descontos de até 99%

A distribuição da água deve ocorrer por meio de bebedouros elétricos, com a opção de fornecimento do líquido em temperatura gelada ou natural. Além disso, os bebedouros devem preferencialmente estar localizados nos corredores de acesso aos banheiros, exceto em casos onde condições técnicas impeçam, devendo, contudo, estar nas proximidades.

É ainda determinado que sejam instalados bebedouros em todos os acessos aos banheiros, visando garantir a distribuição confortável e uniforme do líquido entre os consumidores.

A Resolução também prevê a realização bimensal de testes comprobatórios da boa qualidade da água oferecida, os quais devem ser conduzidos por empresas especializadas e credenciadas para tal. Os resultados destes testes devem ser afixados em quadros informativos, colocados ao lado de cada bebedouro.

O Sindicato da Habitação (SINDICON/SECOVI) foi orientado a comunicar seus respectivos associados sobre as providências a serem adotadas para o cumprimento da referida lei municipal para que sejam encaminhados à Promotoria de Justiça do Consumidor, no prazo de 30 dias, as informações sobre o cumprimento da Recomendação, acompanhadas dos respectivos documentos comprobatórios. O não cumprimento acarretará em medidas administrativas ou judiciais cabíveis.

Com informações de Roma News

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp