O prefeito do município de Oriximiná, Willian Fonseca, foi filmado na manhã de hoje, 01/06, agredindo o jornalista Waldiney Ferreira após uma assembleia que ocorreu na Câmara Municipal da cidade, localizada na região do Baixo Amazonas. A agressão foi compartilhada nas redes sociais e ocorreu durante enquanto o jornalista tentava gravar com o prefeito.
Conhecido como “Delegado Fonseca”, Willian responde na Câmara a denúncia por suposta fraude na compra de uma usina de oxigênio para Oriximiná. E após a assembleia que pede a cassação do mandado, no qual o prefeito foi derrotado por 10 votos a 5, testemunhas informam que uma confusão generalizada começou em frente ao prédio da prefeitura, na qual Willian agrediu o jornalista. Nota de repúdio
O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) emitiu uma nota repudiando a ação do prefeito contra o profissional que estava trabalhando quando ocorreu a agressão. “O jornalista e demais profissionais da comunicação realizavam a cobertura da votação pelo Legislativo do processo de cassação do prefeito. Após o término da sessão da Câmara Municipal, em via pública, o profissional estava capturando imagens com o celular quando foi surpreendido com chute e murros de Willian Fonseca. O aparelho celular ainda foi tirado de Waldiney por um apoiador do prefeito”, divulgou em nota o sindicato.
Após a agressão, Waldiney prestou boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil de Oriximiná. No local foi feito um exame de corpo de delito. O Sinjor já disponibilizou ao jornalista uma assessoria jurídica para auxiliar e tomar medidas judiciais cabíveis.
Além do apoio prestado pelo sindicato, a Comissão em Defesa da Liberdade de Impressa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) também será acionada pelo Sinjor para formalizar uma denúncia e cobrar ações de responsabilidade contra o prefeito.