27/07/2023 às 11h15min - Atualizada em 27/07/2023 às 11h30min

Santarém: Unidade Fluvial Ailton Barros realiza Jornada Odontológica em 25 comunidades na região de várzea

A previsão é atender, em média, 70 pacientes por dia, com a meta de realizar 490 consultas odontológicas e 1.890 procedimentos.

Carlos Yury - com informações de Ascom Santarém

Jornal Pará Publicidade 790x90

Agência Santarém
A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros está em missão pelo rio Amazonas semeando sorrisos em 25 comunidades de várzea no entorno de Arapixuna, Guajará e Aninduba, como parte da II Jornada Odontológica. A ação iniciou na segunda-feira, 24, e segue até o dia 30 de julho. Restaurações, extrações, limpezas, aplicações de flúor, palestras educativas e a distribuição de 500 kits de higiene bucal estão entre os serviços ofertados. A previsão é atender, em média, 70 pacientes por dia, com a meta de realizar 490 consultas odontológicas e 1.890 procedimentos.

A jornada conta com uma equipe de 40 profissionais, desses 14 são dentistas e 4 técnicos auxiliares. Essa soma contabiliza os tripulantes da embarcação e os agentes comunitários da região. Para agilizar os atendimentos, também, foram montados seis consultórios portáteis na unidade fluvial. A ação é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Projeto Semear Sorrisos da ONG Centro de Desenvolvimento Regional.

Pleno elege juiz Miguel Lima dos Reis Júnior para membro do TRE


Essa é a segunda parceria entre a Prefeitura e o projeto Semear Sorrisos. Ano passado, a UBSF Abaré I realizou a primeira Jornada Odontológica Infantil, do dia 12 a 21 de julho, em 44 comunidades do Tapajós. Durante as ações, 553 crianças de 4 a 12 anos foram atendidas e 2.998 procedimentos odontológicos foram realizados.

Com muita intensidade e sem pausa. Os serviços iniciam às 8 horas e encerram após o último paciente ser atendido. Nos dias 24 e 25, as ações finalizaram por volta das 21 horas. Nesses dois primeiros dias de ação, a unidade fluvial ficou atracada no Distrito de Arapixuna. Os ribeirinhos utilizaram diversos transportes para chegar ao local de atendimento. 

A fundadora do Projeto Semear Sorrisos, Maria de Fátima G. Nakazato, celebra mais uma missão e pontua o objetivo do projeto. 

"É um prazer servir essas pessoas que precisam de serviços odontológicos. Eu sou dentista e posso afirmar que a saúde começa pela boca. Fico muito feliz em poder continuar servindo, semeando sorrisos por essas comunidades ribeirinhas que tanto precisam. Nessa missão estamos com mais 14 dentistas voluntários. Profissionais excelentes que vieram servir. O lema do nosso projeto é ir e fazer. Ficamos muito felizes em ver as pessoas saírem da sala de procedimento com um novo semblante. Eles entram apavorados, seja por medo ou por dor e saem felizes, sorrindo até com o olhar".

Sobre o projeto Semear Sorrisos

O projeto Semear Sorrisos, da ONG Centro de Desenvolvimento Regional, atua em duas frentes: saúde e saneamento. Na área da saúde atua especificamente ofertando serviços odontológicos para pessoas carentes. Esse é o 10º ano que o projeto está atuando no centro Oeste do Pará, os voluntários já percorreram diversas regiões, levando e promovendo saúde bucal de qualidade, elas são: comunidades do Rio Xingu, Marabá, Iriri, Pacajá, Altamira e Santarém.

Atualmente, o projeto possui sede na praia do Cajutuba, no município de Belterra. Tendo como diretor e fundador Carlos Daidi Nakazato. Os profissionais que atuam nas ações são voluntários de todo Brasil que se unem para trabalhar em uma única missão que é semear sorrisos.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp