O exame de colonoscopia é invasivo e captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do intestino fino, o íleo. Para isso, um aparelho chamado de colonoscópio é introduzido na via retal. Segundo o médico endoscopista, Leonardo Santos, a partir dos 55 anos, é obrigatório fazer, pois o procedimento é para rastreio do câncer do colo intestinal. Além disso, o exame identifica outras patologias como pólipos, divertículos no intestino, doenças inflamatórias intestinais e informação da mucosa do intestino. “A Colonoscopia é tão importante quanto o exame da próstata aos homens e o de mama às mulheres”, salientou o profissional.
Para realizar o procedimento, a pessoa necessita fazer uma preparação no dia anterior tomando laxante no almoço e jantar. Pela manhã, novamente um laxante com suco de laranja. “Isso é preciso para limpar o intestino, pois se o órgão estiver sujo, não conseguimos realizar o exame, porque não dá para visualizar a mucosa do intestino. É necessário estar em jejum”, completou o endoscopista.
O primeiro usuário a utilizar o serviço foi Vladimir Gomes, de 52 anos, do município de Tailândia. “Os moradores de Tailândia já estavam precisando deste exame. Eu realizava fora do município e era um transtorno no quesito financeiro e local para ficar na cidade onde iria fazer o exame. Agora, com o HGT proporcionando, fica melhor para mim que posso continuar fazendo e para quem precisa, tudo sem custos”.
A segunda usuária a desfrutar do novo serviço na unidade hospitalar foi a dona Aparecida do Nascimento, de 60 anos. “Venho sentindo dores no estômago e a minha médica solicitou o exame. Como este exame é para prevenção e nele constata tudo, então, é bom realizar”.
A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, mas no modo inverso. Ela pode ser solicitada por um clínico geral, gastroenterologistas, proctologistas e oncologistas.
Em 2021, o HGT realizou 247.996 exames de análises clínicas, entre eles, mamografia, tomografias e ultrassonografia. Nos quatro primeiros meses de 2022, a unidade hospitalar chega a 72.941 procedimentos.
Estrutura
O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço
O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.