05/07/2023 às 09h19min - Atualizada em 05/07/2023 às 09h19min
Novos juízes tomam posse na Corte Eleitoral do Pará
O juiz federal José Airton de Aguiar Portela tomou posse como membro efetivo, na classe Federal da Corte Eleitoral, e o juiz Caio Castagine Marinho assumiu como substituto.
Carlos Yury - com informações de Ascom TRE
Thalles Puget Tomaram posse na Corte Eleitoral do Pará, na manhã desta terça-feira (04), o juiz federal eleitoral José Airton de Aguiar Portela, como membro efetivo, e o juiz eleitoral Caio Castagine Marinho, como substituto. O evento ocorreu durante a Sessão Administrativa presidida pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. O magistrado assume a vaga deixada pela juíza Federal, Carina Cátia Bastos de Senna, que encerrou no último mês seus trabalhos no Tribunal.
Após o juramento do magistrado efetivo, o presidente do Tribunal deu as boas-vindas aos novos componentes da Corte desejando um próspero trabalho para ambos no TRE do Pará. "Tenho certeza que iremos aprender muito com vossas excelências e que juntos vamos poder elevar ainda mais o nível do nosso Tribunal. Sejam bem-vindos", disse o desembargador-presidente. Ao tomar posse, o juiz Airton Portela destacou o momento importante. "Hoje é um dia especial nesses 21 anos como juiz federal, quando me chega a vez de assumir a vaga de juiz membro deste Tribunal. Entro como um aluno com meu caderno em branco para aprender com os meus pares", enfatizou.
O novo juiz substituto da Corte Eleitoral, Caio Marinho, participou de forma remota da posse e destacou sua felicidade pelo momento. "É com grande honra que assumo hoje como membro substituto na vaga da classe Federal, comprometido em dar continuidade ao trabalho sério que tem sido a marca deste Tribunal", ressaltou.
Os dois juízes receberam votos de boas-vindas de todos os membros da Corte Eleitoral.
Breve currículo do juiz Airton Portela
O juiz José Airton de Aguiar Portela é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e pós-graduado em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará. Atua como juiz Federal da 1a Região, foi professor da Unifap; advogado da União; procurador Federal autárquico no Instituto Nacional do Seguro Social; analista processual no Ministério Público Federal e procurador Jurídico no Instituto de Previdência do Amapá. O juiz é autor ainda dos livros “ Manual de Direito Constitucional Volume I” e do “Manual de Direito Constitucional Volume II”.
Breve currículo do juiz Caio Marinho
Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino Superior COC (2005) e especialização em MBA em Direito Empresarial pela Faculdades COC (2007). Atualmente é Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e Juiz Instrutor da Corte Especial da Superior Tribunal de Justiça. COMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.