Moradores de diversos bairros do município de Ananindeua, juntamente com o prefeito, Doutor Daniel em companhia do titular da Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran), Thalles Belo e vereadores municipais participaram de uma reunião para debater a mobilidade urbana do município. A discussão levou em consideração a abertura do edital do processo de Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Municipal, para levantar os principais problemas levantados pela população de Ananindeua.
Também participaram do debate, representantes do Conselho Municipal de Transportes, A Ordem dos Advogados do Pará (OAB/PA), O Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM), estudantes, lideranças comunitárias e demais moradores e usuários do transporte público de Ananindeua. Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes na audiência.
A prefeitura de Ananindeua iniciou a audiência apresentando as iniciativas realizadas no município, apresentando estratégias e obras que já estão sendo postas em prática para dinamizar a mobilidade urbana da cidade. Para Daniel, a prefeitura está disposta a ouvir a comunidade e compreender as principais demandas de cada bairro. “Participei de toda a audiência pública, do início ao fim porque pra gente é super importante ouvir a população, saber o que cada um pensa, por mais que a gente saiba quais as nossas deficiências, mas é para isso que estamos realizando esse projeto, para buscar soluções e trabalhar junto para a melhoria desse serviço na nossa cidade”, disse o Prefeito Dr. Daniel.
Para a moradora do bairro do Curuçambá, Edenilza Sequeira, a participação da população é fundamental para expor problemas que atingem os usuários do transporte público, como a exigência de mais linhas de ônibus para atender os usuários. “Nosso bairro não tem cooperativa, só temos três ônibus, mas apenas o metropolitano. A gente precisa interligar curuçambá à cidade nova, distrito, Centro e outro lado da cidade (sul). Outra proposta nossa é ter um terminal de integração com um único passe digital. Esse processo é muito importante, parabenizo a prefeitura, mas temos que fazer esse processo ser a ‘nossa cara’”, finalizou Edenilza.
Como o objetivo de modernizar o serviço de transporte público de Ananindeua, a licitação foi o caminho encontrado para elevar a qualidade do serviço prestado pelas empresas interessadas em oferecer o serviço, com frotas renovadas e presentes e todos os bairros. Atualmente, apenas duas empresas e quatro cooperativas oferecem o transporte intramunicipal de Ananindeua. Entregando 12 linhas de ônibus com uma frota de 80 veículos.