15/06/2023 às 11h18min - Atualizada em 15/06/2023 às 11h18min
Câmara Municipal de Belém aprova PL que institui o Programa de Prevenção ao Suicídio nas escolas públicas
Carlos Yury - com informações de roma news
Divulgação A Câmara Municipal de Belém aprovou o Projeto de Lei que institui nas escolas públicas, no mês de setembro, o Programa de Prevenção ao Suicídio no município de Belém. Agora, o projeto segue para a sanção do executivo.
O projeto foi apresentado em 2022 e aprovado na última terça-feira, 13. Ele é de autoria do vereador Pablo Farah e dispõe sobre a necessidade de informar, esclarecer e conscientizar os alunos das escolas públicas em Belém sobre o tema. Conforme o projeto, a campanha será realizada anualmente, durante o mês de setembro, uma vez por semana com adoção dos seguintes itens: - Cartazes e folhetos informativo sobre o tema;
- Realização de palestras, discussões e eventos com especialistas na abordagem do tema;
- Promover a conscientização quanto a prevenção do suicídio;
- Quebrar mitos e tabus em relação ao suicídio;
- Reforçar a orientação sobre como identificar atitudes suicidas;
- Orientação sobre a forma de identificar e expressar sentimentos e emoções;
- Ensinamentos sobre como pedir a ajuda diante da crise.
- O projeto ainda conclui que as atividades a serem desenvolvidas devem ocorrer em espaço prioritário nas escolas públicas.
“Essa lei é um passo importante para enfrentar um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas e das famílias, e é tanto um problema de saúde quanto um problema de ordem social”, disse o vereador Pablo Farah, que propôs a lei. “No Ensino Médio, a preparação para o ENEM causa muita ansiedade, pressão e autocobrança nos adolescentes. Quando a saúde mental de um aluno está fragilizada, as consequências podem ser severas.”
Agora, o projeto segue para sanção do Prefeito Edmilson Rodrigues. Se aprovado, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.