A forte chuva que deixou o município de Ourém, nordeste paraense, debaixo d'água no último fim de semana continua provocando transtornos na cidade. De acordo com o Governo do Estado, além das áreas de alagamentos, foram registradas também duas áreas de deslizamento de terra.
A inspeção daa áreas localizadas no bairro Terminal foi feita por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Defesa Civil municipal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das áreas possui casas na parte de baixo onde ocorreu o deslizamento e também na parte de cima do terreno. Foi oferecida à família a possibilidade de ir para um abrigo.
Já na segunda área em que houve deslizamento, o imóvel está em uma situação mais delicada. Por isso, a família será assistida pela prefeitura e incluída em um plano habitacional.
De acordo com gabinete de crise montado no município, cerca de 1.500 pessoas foram atingidas pelos alagamentos. O Governo do Estado informou que as famílias atingidas receberão ajuda humanitária, como o programa "Recomeçar", que garante a concessão de um salário mínimo para utilização na reconstrução de imóveis danificados, e a entrega de cestas humanitárias, kit dormitório, kit de higiene, água mineral, entre outros.