O sistema que organiza os endereços das residências do município de Parauapebas poderá mudar segundo a prefeitura do município. A medida proposta pelo prefeito Darci Lemen reavalia a extinção de uma lei criada em 1996, e permitirá reorganizar a numeração de ruas e imóveis. A proposta tem como objetivo reordenar os endereços do município que está defasado por um sistema adotado quando havia somente 70 mil habitantes na região.
Em Parauapebas, é grande o número de queixas sobre os endereçamentos do município, moradores relatam que o sistema atual dificulta a entrega de correspondências e serviços prestados pela própria prefeitura. Por isso, a nova proposta quer fazer o reordenamento postal com numeração das vias públicas, obrigando a fixação de numeração predial e de caixa receptora de correspondências em cada domicílio do município.
Segundo o prefeito, o município conta atualmente com cerca de 250 mil habitantes. E as modificações vão contribuir para agilizar a abertura de matrículas de novos endereços, unificação de imóveis, criação de novos CEPs, além de auxiliar no processo de regularização fundiária de propriedades públicas e privadas.
Ao enviar mensagem à Câmara, o prefeito justifica que a criação de um novo sistema vai permitir que todos os habitantes do município obtenham cadastros mais simples de suas residências facilitando a prestação de vários serviços que precisam de agilidade. “O município tem deixado de arrecadar taxas e emolumentos, em situações diversas, pelas dificuldades enfrentadas no momento da notificação dos contribuintes, o que pode ser atribuído, em parte, ao modelo defasado de numeração dos imóveis e evidencia a necessidade de aprovação do projeto”, revela.