Um dos principais pontos turísticos e de férias do Pará, a Ilha de Algodoal vive uma situação de abandono. O Jornal Pará recebeu diversas denúncias relacionadas à falta de coleta de lixo, espaços públicos em situação de abandono e pouco financiamento do turismo na ilha.
A ilha é de responsabilidade do município de Maracanã, no nordeste do estado, e é localizada na Região do Salgado. Segundo um empresário e morador da Ilha, que pediu para permanecer anônimo, todos os eventos na ilha são construídos e financiados pelos próprios moradores, sem nenhum apoio público.
“A antiga desculpa de ‘falta de recursos’ não é verídica, já que a prefeitura vem desenvolvendo vários eventos na cidade de Maracanã, o que não está errado, mas deixa a questão: por que não fazem nada em Algodoal?”, disse. Ele explicou também que o problema não é exclusivo do Carnaval, considerando que não houve investimento também na virada de ano. O período de ano novo atrai centenas de turistas para a Ilha todos os anos.
O morador explica que a prefeitura de Maracanã realizou quatro dias de festividade na última semana, mas não investiu em nenhuma festa na vila ou na ilha.
Segundo ele, também, o antigo trapiche da ilha, que está em pedaços, ainda não foi removido da praia. “Os restos do antigo trapiche que até hoje não foi demolido, provavelmente estão aguardando cair sozinho ou, Deus nos livre, causar um acidente”.
Além disso, outros problemas também podem ser vistos, como a iluminação pública precária, falta de investimentos na escola da vila, praça sem manutenção e coleta de lixo irregular.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.