25/01/2023 às 18h44min - Atualizada em 25/01/2023 às 18h44min
Sefaz de Redenção lançará ferramentas inteligentes e plataformas digitais para estimular arrecadação de impostos no município
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia
Divulgação/ Jornal Pará A economia do município de Redenção é baseada na pecuária de corte e na agricultura com o cultivo de soja (que vem atraindo muitos investidores de diversas regiões do Brasil) e no comércio que estimula a geração de empregos e ajuda a movimentar a economia do município. Em entrevista ao nosso programa vídeocast Pará Pod+ no youtube que vai ao ar na próxima quarta (01), Carlos Gonçalves, o atual gestor da Secretaria da Fazenda do municipio de Redenção, pontuou algumas possíveis formas e projetos da secretaria para estimular a arrecadação de impostos de contribuintes.
Ente as principais medidas citadas por Gonçalves estão a criação de ferramentas inteligentes e plataformas digitais para facilitar e agilizar a prestação de serviços da secretaria e promover o incentivo fiscal e tributário ao microempreendedor de Redenção.
O secretário também citou a aplicação do princípio da curva de Laffer que defende a diminuição dos impostos cobrados em uma sociedade como uma forma de estimular a economia para exemplificar uma das possíveis formas de implantar politicas publicas para a arrecadação de impostos. "Reduzindo o valor da carga tributária, eu consigo incentivar o cidadão que tá inadimplente a pagar, ou seja, você tem uma dívida, eu consigo tirar a carga de juros da sua dívida e ela chega a um patamá que você dá conta de pagar. Quanto mais gente pagar, mais movimenta o valor arrecadado pelo município, mesmo reduzindo", explicou o secretário.
Para os próximos 12 meses, o secretário disse que o planejamento da Sefaz é fazer o reconhecimento da área, conhecer as políticas públicas e fazer um estudo mais profundado de onde melhorar e como melhorar, implantar a desburocratização, criar ferramentas inteligentes para facilitar o fluxo dos seriços prestados e criar incentivos para atrair investidores. "Quando você investidores, você aumenta a arrecadação, você aumenta a geração de emprego e movimenta a economia no município", explicou.