02/01/2023 às 14h53min - Atualizada em 02/01/2023 às 14h53min

Jornalista diz ter sido agredido e sequestrado por prefeito de Tucuruí

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira

Reprodução

O jornalista Sandro André da Silva Ferreira, de Tucuruí, relatou que, na tarde de sexta-feira (30), teria sido espancado e sequestrado por seguranças e pelo prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB). O Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) lançaram uma nota conjunta repudiando as agressões

 
Ferreira teria sido agredido durante a filmagem de um posto de saúde fechado no município. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi colocado dentro de uma caminhonete e as agressões continuaram no veículo até chegar na delegacia, onde o prefeito teria insultado o advogado da vítima. 

O jornalista foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Tucuruí e realizou na manhã de sábado exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Tucuruí. O Jornal Pará tentou contato com o partido do prefeito, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que informou não poder se pronunciar sobre o caso. A redação tentou contato, também, com o gabinete do prefeito, e não obteve resposta até a publicação deste texto.

O Jornal também entrou em contato com a Polícia Civil, que afirmou que o caso corre em sigilo.

Leia a nota completa:

 


Histórico de violência política

A política do município vive momentos conturbados e sangrentos. O prefeito eleito em 2016, Jones William, foi assassinado a tiros em 25 de julho de 2017, enquanto vistoriava uma obra. Após o assassinato, o vice-prefeito Artur Brito foi empossado, mas ele, sua mãe, Josenilde Silva Brito, e seu irmão, o vereador Lucas Brito, foram apontados como participantes no crime. Josenilde chegou a ser presa, mas hoje responde em liberdade.

Em março de 2018, uma testemunha do assassinato foi morta por um pistoleiro, também em Tucuruí. Outros dois envolvidos no crime também foram mortos: o fazendeiro José David Lucas foi assassinado em 2017 em Tucuruí, e seu funcionário, Flávio Rodrigues Porto, foi baleado em fevereiro, no município de Marabá, e faleceu no mês seguinte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp