Homens armados invadem terras de agricultores em Anapu
Denúncias alegam que famílias foram sequestradas pelos invasores
Fernando Moura
11/05/2022 17h03 - Atualizado em 11/05/2022 às 17h03
O perfil do Instagram da Central Sindical Popular (CSP-Consultas) publicou um alerta sobre as denúncias de invasões de terras que estão ocorrendo em Anapu, sudoeste do Pará. Segundo a postagem, a comunidade que fica no lote 96 está sofrendo um grave ataque. Moradores relataram que por volta das 12h, um grupo armado se identificou como de policiais e informou que estavam trabalhando em uma reintegração de posse.
Os relatos contam que a invasão está sendo realizada com força, incendiando casas e agredindo a população local. Os agricultores denunciam que o grupo armado está confiscando e destruindo os telefones da população para inibir a tentativa de denunciar o caso. Em áudio enviado, há relatos de que os agressores se instalaram no local e que uma família está sendo mantida em cativeiro pelos invasores.
A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) encaminhou um ofício para a Secretaria Estadual de Segurança Pública solicitando providências para acabar com o ataque aos agricultores de Anapu. Em nota a SDDH exige o uso da força policial para acabar com os casos de violência no município.
Histórico
Em 2005 a missionária Dorothy Stang foi assassinada no mesmo lote 96 em Ananpu. A freira lutava pelos direitos dos pequenos agricultores que vivem na região. Após o caso, as terras foram entregues a 54 famílias de camponeses que denunciam que um fazendeiro continua reivindicando as terras como sua propriedade.