A ex-ponteira da seleção brasileira de vôlei, Isabel Salgado, faleceu nesta quarta-feira, aos 62 anos. Diagnosticada com a Síndrome Aguda Respiratória Adulta (SARA), a ex-jogadora chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não resistiu e faleceu nesta madrugada.
Isabel estreou no vôlei nas categorias de base do Flamengo, em 1973, quando tinha 13 anos. Foi campeã brasileira pela equipe nos anos de 1978 e 1980. Ela também disputou os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles, na primeira equipe brasileira a disputar o vôlei de quadra na competição. Em 1979, foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan, no Porto Rico.
Nos anos 1990, Isabel migrou para o vôlei de praia, e disputou diversas etapas no Circuito Mundial e brasileiro, de 1993 a 2001. Foi medalhista de ouro em 1994, na etapa de Miami. Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Isabel foi uma das atletas a carregar a Tocha Olímpica.
Na última segunda-feira (14), Isabel foi anunciada, em conjunto com a também ex-jogadora de vôlei Ana Moser e do ex-jogador de futebol Raí como uma das integrantes da equipe de transição do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva (PT), na pasta de esportes.
A atleta deixa cinco filhos e cinco netos. Destes, três dos filhos seguiram a carreira da mãe. Pedro Solberg, Maria Clara Solberg e Carol Solberg são atletas profissionais de vôlei. Pedro e Carol são medalhistas do Circuito Mundial. Além deles, Isabel também deixou os filhos Pilar e Alisson.
Esportistas, jornalistas, artistas e políticos lamentaram, em suas redes sociais, o falecimento de Isabel. Confira:
Perda irreparável, Isabel Salgado. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. Luto.
— Ana Moser (@anabmoser) November 16, 2022
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
Isabel foi campeã e ídolo de um esporte que graças ao seu enorme talento tornou-se popular no país; e foi uma mulher de fibra, lutadora e defensora dos direitos dos brasileiros. Não é só o vôlei que perde. O Brasil inteiro fica mais pobre. Meus sentimentos à sua família.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) November 16, 2022
Isabel foi das mais incríveis atletas que o Brasil teve. Dentro das quadras vencedora. Fora delas mãe maravilhosa e cidadã sempre presente. Meu abraço a família
— Serginho Groisman (@oserginho) November 16, 2022
Estou de luto pelo falecimento da ex-jogadora e uma das grandes representantes do vôlei feminino na história, Isabel Salgado. Pioneira na quadra e na praia, foi um dos principais expoentes do esporte brasileiro. Descanse em paz. pic.twitter.com/O9l8WjhkO0
— Maracanã (@maracana) November 16, 2022
A NBA lamenta a morte de Isabel Salgado, um dos maiores nomes da história do vôlei brasileiro e do esporte olímpico nacional. Nossos sentimentos à família e amigos.
— NBA Brasil (@NBABrasil) November 16, 2022
Isabel Salgado. Que mulher espetacular. Que partida precoce.️ pic.twitter.com/Zu8McVERGE
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) November 16, 2022
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Isabel Salgado, uma das maiores referências do vôlei nacional. Formada na base do clube, Isabel deu os primeiros passos na Seleção Brasileira enquanto vestia o Manto e foi bicampeã nacional pelo Rubro-Negro…
— Flamengo (@Flamengo) November 16, 2022
Adeus, Isabel do Vôlei. Que choque! Não éramos amigos próximos mas nossos caminhos cruzaram tantas vezes no Rio e ela sempre fazia questão de me cumprimentar com seu sorriso largo. Meus profundos sentimentos à família e amigos. Descanse em paz. R.I.P. pic.twitter.com/cRyy0rWZ7r
— Ritchie (@ritchieguy) November 16, 2022
ISABEL SALGADO
— Time Brasil (@timebrasil) November 16, 2022
Um dos maiores nomes do esporte ?? nos deixou esta manhã, aos 62 anos.
? Pan 1979
2️⃣ @JogosOlimpicos 1980 e 1984
Craque dentro e fora das quadras!
Vai fazer muita falta! pic.twitter.com/ExNd4I9tSL