Mayra Leal, com informações das prefeituras de Belém e Ananindeua
Foto: João Gomes/ Comus Belém
Neste sábado, 30 de abril, as Prefeituras de Belém e Ananindeua realizam o dia D da vacinação contra a influenza e o sarampo. A ideia é reforçar a imunização nos grupos prioritários das campanhas. Em Belém, os imunizantes estarão disponíveis em mais de 300 postos de vacinação, distribuídos em todos os bairros e também nos distritos da capital. Já em Ananindeua, mais de 30 unidades de saúde estarão aplicando as vacinas.
Quem pode tomar as vacinas?
Influenza - Em Ananindeua, a vacina contra a gripe segue o calendário do Ministério da Saúde. Podem tomar a vacina crianças a partir de 06 meses a menores de 5 anos de idade, pessoas a partir dos 60 anos e trabalhadores da saúde do serviço público e privado. Já em Belém, além destes públicos, também poderão se vacinar durante o Dia D: puérperas (no período até 45 dias após o parto), gestantes, indígenas (a partir de 6 meses de idade), professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas (com prescrição médica), pessoas com deficiência permanente, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A vacina contra Influenza é trivalente e 100% produzida pelo Instituto Butantan. Ela é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos de gripe no final do ano passado.
Sarampo - Em ambas as cidades, o público-alvo para a vacinação do sarampo, serão crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e os trabalhadores da saúde. A vacina contra o sarampo, diferente da que protege contra a gripe, não precisa ser tomada anualmente. Ao longo da vida, é preciso tomar duas doses da vacina contra a doença. As duas vacinas podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias depois da recuperação para buscar a imunização.
Onde se vacinar?
Em Ananindeua, durante o sábado, a vacinação estará disponível de 8h ás 12h, nas seguintes Unidades de Saúde:
UBS Ana Maria Moraes / UBS Guanabara / UBS Nova Água Lindas / UBS Júlia Seffer /UBS Águas Brancas / UBS Ananindeua Centro / UBS Guajará 1 / UBS Distrito Industrial / UBS Paulo Frota / UBS Cidade Nova 6 / UBS Cristo Redentor / UBS Warislândia / UBS Nova Zelândia / UBS Jaderlândia 1/ UBS Coqueiro / UBS Ariri / UBS Una / UBS Jardim Nova Vida / UBS Águas Lindas / UBS PAAR / UBS Roraima-Amapá/ UBS Icuí /UBS Atalaia/UBS Celso Leão/ UBS Saré/ UBS Vania Monteiro/ UBS Jaderlândia 2/ UBS Pedreirinha I/ UBS Mariguela/ UBS Jardim Amazônia/ UBS Curuçambá Rural/ UBS Bem Viver.
Já em Belém, são mais de 300 postos disponíveis. Veja quais são:
- Postos de vacinação (postos de saúde e unidades municipais de Estratégias de Saúde da Família). Todos vão funcionar neste dia das 8h às 17h; - Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama) e IT Center, das 9h às 17h; - Praças (Batista Campos e República), das 9h às 14h; - Shoppings - Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará e Parque Shopping, das 10h às 19h.
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso das crianças, também é importante apresentar a carteira de vacinação.