08/11/2022 às 17h52min - Atualizada em 08/11/2022 às 17h52min

Empresa negocia com governo do estado para abertura de fábrica no Marajó

Jornal Pará
Agência Pará

Marcelo Seabra/Ag. Pará
Esta terça-feira (8), representantes da empresa Allmazon reuniram com representantes do Governo do Pará, em tratativas para instalar uma fábrica de processamento de polpas, principalmente de açaí, e uma usina de biomassa no município de Breves, no Arquipélago do Marajó. A reunião ocorreu por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).

O encontro contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, e da deputada estadual eleita, Andreia Xarão (MDB).


O investimento inicial é de R$18 milhões, para a implantação de uma unidade industrial de 100 mil metros quadrados dentro do Distrito Industrial de Breves. O projeto está em fase de georreferenciamento e trâmites para a transferência da titularidade da área, de 163 hectares, para a Codec, órgão do governo estadual, responsável pela implantação de gestão de Distritos Industriais (DIs).

De acordo com representantes da empresa, a escolha da área de implantação em Breves se deu por fatores logísticos, entre eles, a facilidade do escoamento da produção para grandes portos do Pará. Em tratativas com a gestão estadual desde abril de 2022, a empresa pretende comercializar polpas, principalmente de açaí, mas também de outros frutos, como cupuaçu, goiaba, acerola, bacuri, taperebá e graviola.

A fase inicial, de comercialização de polpas, será seguida de um segundo momento, em que a empresa pretende comercializar outros produtos derivados e acabados. A expectativa é de gerar 60 a 100 empregos na 1ª fase e impactar positivamente até 3 mil famílias. Antes de decidir pela implantação no Pará, a empresa avaliou implantar-se em Manaus (AM) e no Estado do Acre, mas acabou optando pelo Pará, em razão das melhores condições logísticas e da matéria-prima. O empreendimento terá capacidade de produzir 180 toneladas de polpa/dia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp