03/11/2022 às 14h31min - Atualizada em 03/11/2022 às 14h31min
ENEM 2022: confira datas importantes e outras informações
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 se aproxima,
as provas regulares serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Ao todo, 3.396.632 pessoas estão inscritas, considerando as duas versões do exame (impressa e digital). Dessas, 3.331.566 farão a prova em papel, e 65.066, em computador.
PROVAS: No primeiro dia, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.
QUANTO TEMPO DURA A PROVA DO ENEM? No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).
O QUE É PRECISO LEVAR PARA O ENEM 2022 Documento: fique ligado! Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto. Para não errar, confira a lista do que é preciso levar:
• Caneta esferográfica (só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente);
• Cartão de confirmação de inscrição;
• Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).
O QUE NÃO LEVAR PARA A PROVA DO ENEM 2022 Durante a realização da prova não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens e, para você se organizar, separamos a lista do que é proibido utilizar. Vale lembrar que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato, então é bom anotar!
- Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);
- Caneta que não seja de material transparente;
- Óculos escuros;
- Lapiseira, lápis e similares;
- Livros e anotações;
- Chaves, relógios;
- Boné, chapéu, gorro;
- Fone de ouvido ou similares.
Desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. As notas podem ser usadas, por exemplo, para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obter bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).