07/10/2022 às 20h06min - Atualizada em 07/10/2022 às 20h06min

'Círio é intocável e nenhum político pode se apropriar’, afirma Helder Barbalho

O governador do Pará comentou sobre a participação do atual presidente Jair Bolsonaro no Círio de Nazaré.

Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.

Nesta sexta-feira (08), durante entrevista ao Globo News, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), comentou sobre a participação do atual presidente Jair Bolsonaro no Círio de Nazaré, neste final de semana em Belém.

Quando questionado se convidou o atual presidente, Helder Barbalho disse que o "Círio de Nazaré é algo absolutamente intocável, algo que nenhum político tem o direito de se apropriar", o que ele afirma ser "uma regra para todos os paraenses".


"O Círio é plural, com 229 anos, é a manifestação religiosa católica de maior relevância do mundo, juntando pelas ruas de Belém mais de duas milhões de pessoas", ressaltou o governador.

Barbalho afirmou também que "assistir ao Círio deve ser certamente algo que todo cidadão que tenha a oportunidade que não perca esta oportunidade, independente inclusive se aprecia a religião católica ou outras religiões".

"É uma manifestação tão rica, tão fantástica, católica, mas cultural e que leva todas as famílias, é o Natal dos paraenses. Eu espero, com toda sinceridade, que isto seja preservado, que o Círio possa ser preservado e que não se tente fazer com o Círio de Nazaré aquilo que tentaram fazer com a Independência do Brasil: a apropriação política. O Círio haverá de resistir a isso. E desejo que Nossa Senhora de Nazaré abençoe o povo brasileiro e o povo paraense".

Bolsonaro (PL) pousou por volta das 17h40 na Base Aérea de Belém, de onde seguiu para o hotel. No sábado (8), ele deve participar da procissão fluvial, que dura em média três horas, no navio da Marinha. Ao final da procissão fluvial, ele deve entregar a imagem peregrina ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), na Estação das Docas.

O governador reeleito já havia declarado apoio à candidatura de Lula (PT) no segundo turno, após Simone Tebet também se manifestar a favor do ex-presidente, e festejou que a correligionária tenha "não apenas feito a declaração de apoio, mas acima de tudo, querer colaborar de forma qualitativa para as propostas de governo do candidato a presidente Lula".
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp