Vacinação contra a gripe no Pará: Prazo estendido até 31 de Março

Imunização segue até o fim de março para ampliar a cobertura, especialmente no período chuvoso

01/02/2025 15h57 - Atualizado há 1 mês

Vacinação contra a gripe no Pará: Prazo estendido até 31 de Março
Ag. Pará

A Campanha de Vacinação contra a Gripe no Pará foi prorrogada até o dia 31 de março. A decisão segue a recomendação do Ministério da Saúde para os estados da Região Norte, onde ainda há estoque suficiente de vacinas dentro do prazo de validade. A meta é garantir maior proteção para a população, especialmente no período chuvoso, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

Foto: Divulgação 

Baixa adesão preocupa autoridades

Apesar da disponibilidade da vacina nos postos de saúde dos municípios paraenses, a cobertura vacinal ainda está abaixo do esperado. Desde o início da campanha, em 2 de setembro, apenas 41% do público-alvo foi imunizado. Dos 2.751.070 paraenses previstos para receber a dose, apenas 1.397.574 foram vacinados, sendo 842.276 pertencentes aos grupos prioritários, como crianças, idosos e gestantes.

A coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, alerta que a baixa adesão pode elevar o risco de surtos e complicações, especialmente entre os mais vulneráveis. "Com o período de chuvas, as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados e mal ventilados, aumentando a transmissão do vírus", explicou.

Importância da vacina e prevenção

A vacina contra a gripe ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três principais cepas do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo dados do Sistema SIVEP-Gripe, em 2024, o Pará registrou 216 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 23 óbitos associados à influenza.

Além da vacina, especialistas recomendam medidas diárias para reduzir o risco de contágio:

Higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel;

Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;

Evitar compartilhar objetos de uso pessoal;

Manter os ambientes arejados;

Evitar locais fechados e aglomerações.

Desafios da imunização e combate às fake news

A coordenadora estadual também fez um apelo às Secretarias Municipais de Saúde para intensificarem a busca ativa por não vacinados e adotarem estratégias para ampliar a adesão. Além disso, alertou sobre o impacto negativo da desinformação. "A vacina é a principal ferramenta de prevenção contra doenças graves. Não se deixem levar por notícias falsas que prejudicam o Programa Nacional de Imunização", reforçou.

Onde se vacinar?

A vacina contra a gripe segue disponível gratuitamente nos postos de saúde dos municípios paraenses. Para garantir a imunização, basta apresentar documento oficial com foto e, no caso dos grupos prioritários, comprovação da condição (como carteirinha de gestante ou laudo médico para imunossuprimidos).

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp