A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) intensificou seus esforços para melhorar o sistema de abastecimento de água em Faro, município localizado na região oeste do estado, que enfrenta uma intensa seca. Nesta semana, as equipes da companhia realizaram a substituição de equipamentos de captação de água que haviam atingido elevado tempo de uso, com o objetivo de otimizar a produção e distribuição do recurso para a população local.
Foto: Divulgação
Os serviços foram concluídos nesta quinta-feira (31) e envolveram uma complexa logística de transporte por vias terrestres e fluviais para assegurar que as peças chegassem a Faro. “Após vencermos as etapas de transporte dos equipamentos, o serviço em Faro avançou para a retirada da bomba que estava em atividade. Em seguida, instalamos uma mais nova e mais moderna, que vai garantir uma maior produção de água sendo bombeada do poço”, explicou Carlos Pedroso, coordenador dos serviços de água da Cosanpa na região do Baixo Amazonas.
Com uma população de mais de 8 mil habitantes, Faro é uma das cidades impactadas pela falta de chuvas na região Oeste do Pará. Para combater os efeitos da seca e manter a continuidade do serviço, a Cosanpa montou um grupo de trabalho específico em setembro, dedicado a monitorar a situação e implementar melhorias nos sistemas de captação e distribuição de água nos 52 municípios em que atua.
José Fernando Gomes Júnior, presidente da Cosanpa, destacou o papel essencial das equipes técnicas e o apoio governamental nas operações de manutenção e modernização dos sistemas, enfrentando os desafios impostos pela escassez hídrica. “Mesmo com as dificuldades ocasionadas pela situação climática instalada da região, temos conseguido, com apoio do Governo e conhecimento técnico das nossas equipes, garantir o abastecimento de água e executar as melhorias necessárias nos diferentes pontos de captação e distribuição”, afirmou o presidente.
A iniciativa representa um compromisso contínuo da Cosanpa com a qualidade e eficiência dos serviços prestados, especialmente em um período crítico para os municípios do Baixo Amazonas.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.