11/05/2024 às 14h52min - Atualizada em 11/05/2024 às 14h52min
Parauapebas ultrapassa 200 mil eleitores e poderá ter segundo turno para o cargo de prefeito nas eleições 2024; veja números
Parauapebas, até às 14 horas deste sábado, atingiu o montante de 200.601 (duzentos mil, seiscentos e um) eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024, conforme dados da Justiça Eleitoral publicados na plataforma Infozonas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
A Constituição Federal estabelece que eleição do Prefeito e do Vice-Prefeito será realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder, aplicando-se as regras da eleição presidencial no caso de municípios com mais de duzentos mil eleitores.
Leia também: Justiça julga improcedente ação de improbidade proposta contra prefeito Darci Lermen; veja sentença
Dessa forma, será considerado prefeito o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
A Constituição Federal disciplina anda que, se antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.
Até o início de 2024, o Brasil possuía menos de 100 municípios com mais de 200 mil eleitores, ou seja, menos de 100 cidades poderiam ter segundo turno.
Agora, Parauapebas integra esse seleto grupo de municípios, o que mudará não apenas a logística da Justiça Eleitoral na condução do processo eleitoral como também vai alterar a configuração política e as estratégias dos atores envolvidos na disputa eleitoral.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.