Darci Lermen, Keniston Braga, Braz e Rafael Ribeiro
Após um longo período de maturação dos grupos políticos ligados à base governista do Prefeito Darci Lermen (MDB), os bastidores políticos das últimas horas indicam que haverá a união em torno de um único nome para o processo eleitoral de 2024.
O atual grupo político que governo Parauapebas desde 2017 sempre foi reconhecido como um time forte e articulado pelos agentes políticos de atuação estadual, o que resultou na eleição de um deputado federal (Keniston Braga) e um deputado estadual (Braz) nas eleições de 2022.
Contudo, desde o final do ano passado esse grupo de Parauapebas não estava conseguindo fechar questão em relação ao nome a ser lançado para a sucessão do Prefeito Darci Lermen, o que gerou o lançamento de pré-candidaturas por alguns partidos da base, o que é considerado normal, segundo um observador político ouvido pelo Jornal Pará.
Agentes e partidos políticos precisam estar em permanente movimentação política para que seus nomes estejam sempre badalados. No meio político, aquele que não se movimenta e não faz a roda girar acaba caindo no esquecimento e não cria capital político, avalia o observador.
Acontece que essa divisão da base governista estava criando, a um só tempo, grandes dificuldades para este grupo e facilidade para os grupos que atuam na oposição do governo, que estavam trabalhando sem qualquer contraponto.
Mas parece que essa divisão está próxima de terminar e o grupo da base governista deve se unir em torno de um único nome, o que deve mudar completamente o cenário político de Parauapebas, pois, para o observador ouvido pelo Jornal Pará, esse grupo governista é formado por pessoas muito experientes, tanto na questão política quanto nas questões ligadas às estratégias de campanha.
O anúncio deve ser feito a qualquer momento.
Na próxima sexta-feira, 5/4, termina a janela partidária, data final para que os vereadores possam mudar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária, e no sábado, 6/4, é o último dia para filiação para aqueles que não têm mandato e querem se filiar a um partido político para se credenciarem na disputa por um cargo eletivo nas eleições 2024.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.