06/03/2024 às 10h30min - Atualizada em 06/03/2024 às 10h30min

Ampliação da ETE do Rio Verde garantirá tratamento de 30% do esgoto de Parauapebas

As obras, que deverão começar na próxima semana, proporcionarão à ETE capacidade para receber e tratar eficazmente 30% do esgoto produzido na cidade.

Da redação

Orion Lima
Com a assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a execução das obras de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde, realizada nesta terça-feira, 5 de março, o saneamento ambiental em Parauapebas será significativamente fortalecido. As obras, que deverão começar na próxima semana, proporcionarão à ETE capacidade para receber e tratar eficazmente 30% do esgoto produzido na cidade.

A responsabilidade pela obra é do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Com duração prevista de 18 meses, essa é a estrutura de esgotamento sanitário mais importante dentro do projeto Ilha do Coco. “Estamos entrando em uma fase crucial do Prosap, que é aguardada tanto por mim quanto pela comunidade: a implantação dos equipamentos para o tratamento de esgoto”, destaca Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

Parauapebas: Estabelecimentos flagrados comercializando produtos de furtos e roubos poderão ter alvarás cassados


Mais de 90 mil habitantes serão beneficiados

“A reconstrução da ETE do Rio Verde vai beneficiar mais de 90 mil habitantes e consolidar as políticas de atuação do Prosap. É uma grande satisfação para a equipe do programa ver que tudo o que foi planejado está sendo concretizado dentro do cronograma”, afirma Cleverland Araújo, coordenador de projetos especiais da prefeitura.

Na próxima quinta-feira, 7 de março, ocorrerá a reunião de partida para o início dos trabalhos. “Estamos mobilizando a obra com engenheiros, encarregados e já iniciando os preparativos de estrutura e equipamentos”, detalha Bruno Macedo, diretor de Engenharia da Infracon Engenharia, empresa responsável pela execução do contrato.

Quanto à execução da obra, inicialmente haverá um intenso movimento de máquinas e equipamentos para o esgotamento da lagoa, terraplanagem e movimento de terra. Posteriormente, será realizada a execução da estrutura, obras civis e montagem dos equipamentos para receber o esgoto a ser tratado.

“Em um primeiro momento, instalaremos essa nova Estação de Tratamento de Esgoto no Rio Verde. O mais importante é que removeremos as lagoas existentes nas ruas 19 e 10, no bairro União, e também no bairro Primavera. Estou muito satisfeito em assinar esta Ordem de Serviço, que marca o início de uma nova etapa do Prosap. Estamos praticamente concluindo a parte dos parques e macrodrenagem e, agora, avançaremos para o saneamento”, acrescenta Darci.

Com informações de Ascom Parauapebas

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp