28/02/2024 às 13h25min - Atualizada em 28/02/2024 às 13h25min
Condenado pelo assassinato de Chico Mendes assume presidência do PL no Pará e é destituído
Partido informou nesta quarta-feira (28) que Valdilene Lambert, vereadora e pré-candidata à prefeitura de Medicilândia, é quem deve assumir a presidência do partido no município.
Darci Alves Pereira, em Medicilândia, no PA, ao lado de Rogério Barra, secretário geral do partido no estado. — Foto: Reprodução
Darci Alves Pereira, condenado pelo assassinato do ambientalista Chico Mendes, ocupou a presidência do Partido Liberal (PL) em Medicilândia, município do sudoeste do Pará. Nesta quarta-feira (28), o PL informou que ele foi destituído do cargo.
Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, disse que "não tinha conhecimento" sobre assassino de Chico Mendes ter assumido presidência do partido em cidade no Pará.
No Pará, o secretário-geral do partido no estado, Rogério Barra acompanhou a posse de Darci em janeiro e disse pelas redes sociais, nesta terça-feira (27), após a repercussão recente da nomeação, que não tinha conhecimento sobre Darci ter sido acusado pela morte do ambientalista, em 1988.
Chico Mendes era considerado um líder seringueiro e foi morto com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988, enquanto tomava banho nos fundos de casa, em Xapuri, no Acre. Darci confessou o crime e foi condenado a 19 anos de prisão em 1990.
De acordo com Rogério Barra, após saber do passado de Darci, ele recomendou ao pai, que é presidente do PL no Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci do cargo. Darci é conhecido na região de Medicilândia como "pastor Daniel".
O partido informou ainda que Valdilene Lambert, vereadora e pré-candidata à prefeitura de Medicilândia, é quem deve assumir a presidência do partido no município.
Com informações de g1
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.