30/01/2024 às 11h43min - Atualizada em 30/01/2024 às 11h43min

Casos de doenças diarreicas causadas por rotavírus aumentaram na região norte diz Instituto Evandro Chagas

O Instituto afirma que o período chuvoso pode agravar a situação devido o acumulo de lixo, transbordamento de canais e as ocorrências de inundações e alagamentos no município.

Da redação

Jornal Pará Publicidade 790x90

Divulgação IEC
Houve um aumento no caso de doenças diarreicas causadas por rotavírus no Pará, segundo afirma o Instituto Evandro Chagas (IEC). O laboratório, referência na análise desses casos, tem recebido amostras de várias regiões do estado. Além disso, afirma que o período chuvoso pode agravar a situação devido o acumulo de lixo, transbordamento de canais e as ocorrências de inundações e alagamentos no município.

O IEC alerta para o acúmulo de lixo, associado ao período chuvoso, que pode provocar o aumento dos casos da doença por meio do contato direto com águas contaminadas, causando doenças diarreicas agudas.

LEIA MAIS: Veja a íntegra da decisão de Moraes sobre apuração da utilização do sistema de inteligência


Atualmente, o IEC tem disponibilizado atendimento a pessoas com sintomas de doença diarreica aguda (diarreia, vômito, febre) iniciados há menos de cinco dias para tentativa de esclarecimento sobre o diagnóstico e avaliação clínica.

Contaminação

O IEC esclarece que não foi acionado para realizar estudos sobre a contaminação por microorganismos no sistema de abastecimento de água. E afirma que tem realizado um estudo sobre o monitoramento ambiental de agentes virais em amostras de água superficial coletadas em canais urbanos de Belém.

Segundo o Instituto, a possibilidade é remota, visto que as estações de tratamento de água passam por processos de análise para verificar possíveis contaminações por microorganismos, principalmente bactérias.

Atendimento

Nas duas últimas semanas, vários pacientes com diarreia, um dos principais sintomas do rotavírus, que costuma acometer a população no período do inverno amazônico, procuraram atendimento em postos de saúde da capital paraense. A Unidade fica localizada na rodovia BR-316, km 07, S/N, no bairro Levilândia, em Ananindeua. O atendimento será de segunda a sexta de 7h às 9h.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp