Em apenas 15 dias de janeiro, o Pará registrou 11 mortes causadas por Covid-19. O número é o total de mortes pela doença ocorridas em todo o mês de dezembro de 2023. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
Em dezembro de 2023, foram registrados 1.076 casos de Covid-19, com 11 óbitos. Em dezembro de 2022, foram registrados 3.938 casos, com 13 óbitos.
Ainda segundo a Sespa, até esta segunda-feira (15), foram computados 856 casos da doença no estado. Em relação a todo o mês de janeiro de 2023, foram registrados 2.034 casos, com 10 óbitos.
O que fazer para prevenir a doença?
O uso de máscaras é recomendado em ambientes fechados, sobretudo em consultórios médicos e hospitais. Algumas empresas de Belém também tem adotado medidas de segurança, visto o ambiente fechado e a quantidade de funcionários em um mesmo local. O retorno do uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel para as mãos são algumas delas.
Não devem ser compartilhados talheres nem objetos de uso pessoal.
Além disso, é fundamental que a população se vacine tanto contra a gripe quanto contra a Covid. No entanto, a Grande Belém, desde a última sexta-feira (12), está com estoque zerado de vacinas bivalentes contra a Covid-19. Apenas as doses Pfizer baby, voltada para crianças de 6 meses à 4 anos e imunizantes contra a gripe influenza estão sendo disponibilizadas.
A Prefeitura de Belém informou que já pediu novas remessas do imunizante e que as vacinas devem chegar ainda esta semana, e irão priorizar grupos de risco.
Com informações de Sespa e G1
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.