O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizaram uma coletiva de imprensa, na noite deste domingo, 05/11, para apresentar o balanço da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Durante o evento, o Ministério revelou que 29% dos inscritos no estado do Pará faltaram a prova no primeiro dia de aplicação. Levando em consideração os 229.180 inscritos, a porcentagem é equivalente a 66.462 candidatos.
Comparando com o ano anterior, o Pará teve um aumento de 14,68% nas inscrições para o Enem em comparação com a edição de 2022, quando foram registrados 199.843 inscritos. A capital do estado, Belém, conta com 63.319 inscritos.
Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação, acompanhado pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou também que nacionalmente, o número de faltosos representou 28,1% do total de inscritos. Além disso, segundo os dados apresentados, 4.293 candidatos foram eliminados em todo o Brasil por descumprirem alguma regra do certame.
“A aplicação da prova o ocorreu dentro da normalidade esperada. Não tivemos flagrantes graves, como cola eletrônica", informou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado. A operação foi iniciada às 6h da manhã do domingo, com agentes de segurança realizando a escolta das provas feitas pelos funcionários dos Correios. O único incidente registrado aconteceu em Bragança, oeste do estado. Segundo o secretário, um aluno foi desclassificado por ser levar uma “cola” para o exame.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.