Os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) chegam em sua 64ª edição neste final de semana no município de Tucuruí com expectativa de reunir mais de 2 mil alunos, professores e equipes técnicas que vão participar da competição que já é tradição entre jovens atletas que estão devidamente matriculados nos ensinos fundamental e médio.
A 64ª edição ocorre simultaneamente na cidade de Belém e é organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo dos JEPs é promover o diálogo esportivo entre escolas e estudantes, além de notar novos talentos esportivos entre 12 a 17 anos em várias modalidades como futsal, natação, vôlei, handebol, entre outras modalidades.
Segundo a professora de Educação Física, Márcia Lemos, a iniciação do esporte deve ser incentivada na infância e adolescência. E os JEPs é uma forma de levar mostrar aos jovens os benefícios da atividade física que pode ser tornar uma profissão. “Já tive alunos que descobriram durante os jogos estudantis que tem enorme talento para a natação. E hoje são profissionais que disputam competições em todo o Brasil” revela Márcia.
Para o educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Cláudio Paixão, os JEPs foram fundamentais em sua juventude, o que permitiu trilhar o seu caminho profissional. “Eu participei dos jogos estudantis pela primeira vez em 2006, quando tinha apenas 13 anos. E logo de cara ficamos em 2º lugar na Categoria A do futsal. E com apoio do meu professor na época, decidi que queria trabalhar com esportes, ensinando e preparando atletas, que é o que faço hoje”, revela o fisiologista.