10/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 10/10/2023 às 08h45min

PF explode maquinário e fecha garimpo ilegal em Parauapebas

Árvores foram derrubadas pelos criminosos para tentar impedir a chegada dos policiais. Mandados de buscae a preensão foram cumpridos durante operação.

Carlos Yury

PF/Reprodução
A Políica Federal apreendeu armas, munições e máquinários em um garimpo ilegal em Parauapebas, sudeste do Pará. Árvores foram derrubadas pelos criminosos para tentar impedir a chegada dos policiais.

A operação foi realizada nesta segunda-feira (9) e cumpriu três mandados de busca e apreensão contra uma empresa que explorava minérios ilegalmente na região, sendo dois no garimpo e um na casa de um sócio.

Open bar, trio-elétrico, provocação e festa marcam acesso do Paysandu para série B


Segundo a PF, foram apreendidas duas pistolas, dois revólveres, uma espingarda calibre 12 e dezenas de munições, além de duas escavadeiras e um britador, que foram inutilizados pelos agentes federais pelo locao ser de difíicil acesso.

Imagens divulgadas pela própria PF mostram o momento em que uma das máquinas é destruída com explosivos - veja o vídeo aqui.

O mesmo garimpo já tinha sido alvo de outra operação há 1 mês, das Polícias Civil e Militar de Belém, "entretanto, no dia seguinte, voltou a funcionar", detalhou a PF.

A denúncia foi feita por outra empresa que atua na área de forma legal e a PF passou a investigar o caso após o Ministério Público apurar o caso e fazer uma representação criminal e a Agência Nacional de Mineração (ANM) constatar a extração ilgela de mninpério durante uma fiscalização. Um segurança foi contratado para a área.

Já na casa do sócio da empresa investigado, a polícia apreendeu celular e outros itens. Ele já foi alvo "de outros inquéritos da Polícia Federal, inclusive da operação Curto-circuito, de novembro de 2022, que fechou garimpos que traziam risco de queda de torres de energia na região", complementou a PF.

Não houve prisões e a polícia não detalhou quantas árvores foram derrubadas na área. O caso segue em apuração.

Com informações de G1

COMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp