18/07/2023 às 13h42min - Atualizada em 18/07/2023 às 13h42min

Jovens marajoaras se reúnem no 2º Encontro para promover desenvolvimento e ativismo na Ilha do Marajó

O evento reuniu mais de 50 jovens representantes de nove municípios da Ilha do Marajó.

Carlos Yury

Jornal Pará Publicidade 790x90

Genilton Brito
Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2023, foi realizado o II Encontro dos Jovens Marajoara, na comunidade África, em Moju, no Pará. O evento reuniu mais de 50 jovens representantes de nove municípios da Ilha do Marajó (Bagre, Cachoeira do Arari, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, Soure, Melgaço, Santa Cruz do Arari e São Sebastião da Boa Vista), juntamente com a equipe da Associação Humana Brasil. O objetivo principal do encontro foi promover o desenvolvimento comunitário, a troca de experiências e o ativismo entre os jovens da região.

"O encontro de jovens Marajoaras é essencial para a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes realidades. A socialização e convivência enriquecem suas visões de mundo. Proporciona novos aprendizados e abre portas para oportunidades em suas vidas. Estimula o desenvolvimento regional, com colaboração e ação conjunta. É uma ocasião significativa para moldar um futuro promissor para todos os envolvidos", afirma Genilton Brito, organizador do Encontro de Jovens.

Mais de 100 mulheres são certificadas em cursos de capacitação profissional em Parauapebas


Durante os três dias de encontro, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprender sobre o papel dos jovens como agentes de mudança. A programação diversificada incluiu atividades como palestras, oficinas, mutirões comunitários e momentos de lazer e integração.

Um dos temas abordados foi o empreendedorismo, visando fomentar e divulgar as atividades empreendedoras nos municípios marajoaras. Os jovens apresentaram suas experiências adquiridas por meio do projeto Jovens Empreendedores do Marajó, buscando fortalecer o desenvolvimento econômico da região.

Além disso, o encontro proporcionou o conhecimento do Conselho da Juventude de Ponta de Pedras, único município da Ilha do Marajó que possui esse conselho. Os representantes do conselho apresentaram suas ações e projetos, compartilhando suas experiências com os demais municípios presentes. Houve também a oportunidade de discutir as demandas e prioridades dos municípios, buscando construir um documento que expressasse essas necessidades e sugerisse soluções para a Ilha do Marajó.

 
Os participantes também tiveram momentos de lazer e integração, como caminhadas, banhos de igarapé e uma noite cultural, com exibição de filmes/documentários e apresentações culturais dos municípios participantes. Esses momentos foram fundamentais para valorizar a cultura local e estimular o orgulho da identidade marajoara.

O II Encontro dos Jovens Marajoara foi encerrado com uma avaliação do evento e a entrega de certificados aos participantes. O encontro se mostrou um importante momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da juventude na Ilha do Marajó. Espera-se que os jovens participantes possam se tornar agentes de transformação em seus municípios, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável na região.

O projeto "Jovens Ativistas pelo Desenvolvimento" é financiado pela Associação Humana Povo Para Povo Brasil, que possui um amplo espectro de atuação em diversos estados brasileiros em mais 34 projetos em 189 municípios. No Pará, a associação concentra-se nos municípios da Ilha do Marajó, beneficiando agricultores familiares, comunidades indígenas, famílias quilombolas, pescadores, assentados e outros grupos. A atuação abrange áreas como direitos humanos, desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e nutricional, meio ambiente, fortalecimento comunitário, educação, esporte, cultura, saúde, assistência técnica e extensão rural, e assistência social.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp