30/06/2023 às 09h48min - Atualizada em 30/06/2023 às 09h48min

Receita Federal inicia hoje (30), o pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2023

Cerca de cinco milhões de contribuintes serão beneficiados com R$ 7,5 bilhões em restituições

Carlos Yury

R7
Nesta sexta-feira, 30, a Receita Federal dá início ao pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Cerca de cinco milhões de contribuintes serão contemplados, incluindo também restituições residuais de anos anteriores.

O valor total a ser pago atinge a marca de R$ 7,5 bilhões, que serão depositados nas contas bancárias ou chaves Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) informadas na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista de pagamentos, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível corrigi-la enviando uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

No Pará, trabalhadores contam os dias para as férias de julho


Do total de beneficiados, a maioria, representada por 3.490.513 contribuintes, informou a chave Pix do tipo CPF na declaração ou optou pelo uso da declaração pré-preenchida. A informação da chave Pix é uma novidade neste ano e confere prioridade no recebimento das restituições.

Os demais contribuintes contemplados têm prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos, 978.397 pessoas entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 468.889 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Para realizar a consulta sobre o recebimento da restituição, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, selecionar a opção "Consultar a Restituição". Também é possível realizar a consulta através do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

No caso de restituições que não forem depositadas na conta informada na declaração, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição após um ano, será necessário solicitar o pagamento através do Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deverá, no menu "Declarações e Demonstrativos", clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Com o início do pagamento do segundo lote de restituições do Imposto de Renda, muitos contribuintes poderão contar com um alívio financeiro e planejar melhor suas finanças pessoais. A Receita Federal reforça a importância de manter os dados atualizados e ficar atento às pendências, garantindo um processo tranquilo e sem contratempos.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp