19/05/2023 às 13h12min - Atualizada em 19/05/2023 às 13h12min
Ações de incentivo a doação do leite materno marcam o Dia Nacional de Doação do Leite Humano
19 de Maio - Dia Nacional de Doação do Leite Humano
Carlos Yury - com informações de Agência Pará
Divulgação Com o objetivo de abastecer e incentivar a doação do leite materno dos bancos de leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, e do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, na Região de Integração Tocantins, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) atua na coleta de leite materno na residência das doadoras, com o Projeto Bombeiros da Vida, criado há mais de 20 anos.
Entre a doação e alimentação dos bebês, o leite materno passa por um rigoroso controle de qualidade, explica Cinara Souza, nutricionista e atual coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa. A verificação inclui a cor do leite doado, o envase, o registro de entrada, teste de acidez com contraprova, pasteurização, sistematização dos volumes e outros processos. "Se os testes indicarem a qualidade exigida, o leite fica na incubadora a 37 graus por 48 horas. Só chega ali aquele leite que é totalmente aprovado nesse controle, que é rigoroso, porque salva vidas. Leite materno é a ação isolada que mais salva e faz prevenção de saúde", explica a profissional.
Regiane Nascimento, 31 anos, está com uma das filhas gêmeas, recém-nascidas, internada na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Santa Casa, e desde a admissão ela faz doações ao banco de leite do hospital. "Apelo às demais mães que façam o mesmo, porque é um ato que vai salvar a vida de algum bebê. Fico feliz, mesmo com a minha filha ainda aqui em tratamento, de poder ajudar alguém", relata.
Outra doadora, Lorena Afonso, conta com o CBM para que seu leite chegue às crianças que precisam. Ela fez o cadastro pelo site da corporação e logo recebeu orientações para doar. "Eles fazem tudo. Trazem os potes esterilizados, combinam dia e hora de buscar. Sempre gostei de doar. Doava sangue antes da gravidez, e vendo que eu estava produzindo muito leite queria poder fazer algo que pudesse ajudar. Digo às mães que façam o mesmo, que entrem em contato com o projeto, porque é um gesto que parece pequeno, mas que salva", ressalta.
Alimento perfeito - Integrante do Projeto Bombeiros da Vida, a sargento Elisa Matos informa que o tempo entre coleta e doação pode ser de até dez dias. "Esse é um projeto social fundamental. Mostra que os bombeiros salvam vidas em vários momentos, desde o nascimento de bebês, levando até eles o alimento perfeito, apoiando a mãe da forma mais acolhedora. É muito importante para a sociedade", afirma a militar, lembrando que o projeto garante entrega e coleta em toda a Região Metropolitana de Belém e no Hospital Materno-Infantil de Barcarena, onde Thamires Magno é nutricionista e supervisora do setor de Nutrição e do Banco de Leite. "Aquelas que demonstram interesse pela doação passam por um cadastro no Banco de Leite. Durante essas visitas, os bombeiros reorientam e tiram dúvidas acerca da doação. Caso a doadora apresente alguma dúvida mais específica, eles encaminham ao hospital, onde as mesmas recebem atendimento nutricional e de enfermagem", detalha Thamires Magno.
Atualmente, o Banco de Leite Humano do HMIB supre a maioria das demandas do hospital, diminuindo assim a necessidade de utilização de fórmulas infantis. No mês de abril foram atendidos 27 recém-nascidos com leite oriundo do banco, enquanto 18 receberam fórmula infantil, a maioria por curto prazo ou necessidade específica, como alergia à proteína do leite de vaca. O número de doações também aumentou, ultrapassando a meta de 10 mil ml mensal. Em abril foram recebidos 18.987 ml de leite para doação e distribuídos 7.631 ml para recém-nascidos que não puderam ser amamentados inicialmente pelas mães.
Cadastro - Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O cadastro é feito de modo virtual, pela internet ou telefone, e a doadora não precisa sair de casa. Os integrantes do Projeto Bombeiros da Vida, parceiros do Banco de Leite da Santa Casa, vão à residência levar o material para a retirada do leite e esclarecer o passo a passo da coleta.
O contato pode ser feito por meio dos telefones 4009-2311 /4009-2212 /4009-0375; pelo WhatsApp (91) 98899-6326 e pelo site www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou e-mail: [email protected]. ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.