Nesta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Belém instalou a “Procuradoria Especial da Mulher”. O órgão serve para garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política.
A vereadora Gizelle Freitas, do Mandato Coletivo Bancada Mulheres Amazônidas, será a procuradora geral. Blenda Quaresma (MDB), Silvia Letícia (Psol) e Pastora Salete (Patriotas) são as 1°, 2° e 3° procuradoras, respectivamente.
A reivindicação do órgão é antiga pela bancada feminina que pretende combater a violência e a discriminação contra as mulheres, qualificar os debates de gênero nos parlamentos e receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e desejos da população.
A instalação da procuradoria na Câmara Municipal de Belém integra um movimento presente em todo o país, que instalaram procuradorias semelhantes, na busca da defesa dos direitos das mulheres.
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.