10/01/2023 às 19h22min - Atualizada em 10/01/2023 às 19h22min

Belém não terá pré-carnaval por falta de verba, afirma Liga dos Blocos

Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia

Arquivo/ Comus
O pré-carnaval de Belém, que antecede a folia do tradicional carnaval da Cidade Velha, não será realizado neste ano de 2023 por falta de verba da parte da Prefeitura de Belém. É o que afirma a Liga dos Blocos do pré-carnaval da Cidade Velha, alegando não consegue arcar sozinha com os custos estruturais da rua, já que o festejo não tem fins lucrativos e que contava com o apoio do órgão público para ser realizado.

Em setembro do ano passado, os representantes da liga se reuniram com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que na ocasião garantiu arcar com os custos para que o pré-carnaval fosse realizado. No entando, de acordo com a Liga dos Blocos, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), disse que não haviam conhecimento desta reunião e que não disponibilizam de orçamento para o evento.


“Temos o título de patrimônio cultural e imaterial dado pelo Governo do Estado e pela própria Prefeitura de Belém. Mesmo assim, fomos surpreendidos pelos representantes da Fumbel com a negativa para a realização da folia. Nosso objetivo é democratizar o carnaval, não fazemos distinção, gostaríamos que fosse acessível a todos, mas infelizmente não conseguimos arcar sozinhos com os custos, já que não cobramos ingresso”, diz o presidente da Liga dos Blocos do pré-carnaval da Cidade Velha, Raphael Castanha.

Segundo a organizadora do evento, o pré-carnaval gera cerca de 1.800 empregos diretos e mais de 3000 indiretos, realiza cerca de 62 shows em suas edições, sendo 75% com artistas locais. Seu formato de dois períodos distintos é único no Brasil.

Nos últimos pré-carnavais já realizados, as ocorrências policiais de violência, tentativas de homicídio ou outros crimes foram zerados. 
O calendário e horários eram alinhados com os moradores da Cidade Velha, que sempre foram ouvidos sobre o formato das festas.

“Infelizmente em 2023 a prefeitura não prosseguiu com o diálogo e muito menos se preparou para a festa. Esperamos que para o ano de 2024 a prefeitura se organize e volte atrás quanto a questão do apoio institucional para nosso tão amado e tradicional pré-carnaval da Cidade Velha”, finaliza Raphael.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp