Suzana Oliveira, pedagoga e mãe da Isabella de 9 anos, aproveitou a semana antes do recomeço do trabalho para ir ao posto de vacinação do bairro de Fátima para vacinar a filha contra o HPV. "Manter a caderneta de vacinação da Isabella em dia é importante, nós, pais, somos responsáveis pela saúde dos nossos filhos e a vacinação é um ato de amor", afirma Suzana.
A SESPA realiza um grande mutirão para vacinação nos postos do estado, são ofertadas mais de 19 tipos de vacinas para 26 enfermidades em crianças, adultos, idosos e gestantes. As vacinas encontradas nos postos de saúde e hospitais para crianças até 9 anos protegem contra uma dezena de doenças como tuberculose, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e outras doenças causadas por pneumococo, além de meningite, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, hepatites A e B, varicela e HPV.
Já para os adolescentes, o MInistério da Saúde oferta vacinas para combater hepatite B, HPV, meningite, difteria, tétano e febre amarela, e ainda a tríplice viral. A vacina contra HPV previne câncer de pênis, ânus, colo do útero e de garganta.
A médica infectologista, Andréa Machado, reforça a importância de se vacinar e proteger as crianças de doenças que estavam erradicadas. " Com a baixa vacinação, doenças como a Poliomielite, que estava erradicada, estão voltando. Faça seu papel com responsabilidade, leve seu filho para vacinar", complementa a médica infectologista.
“Apesar de a maioria das pessoas acreditar que a vacina é somente para crianças, é importante manter a carteira de vacinação em dia em todas as idades”, ressalta a coordenadora do Programa de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde.
A Isabella Oliveira, do ínicio da reportagem, afirma que a vacina não doi nada. "Foi rápido e nem chorei", termina a corajosa de 9 anos.