10/11/2022 às 09h30min - Atualizada em 10/11/2022 às 09h30min

Prefeito de Belém assina declaração de combate ao uso de combustíveis fósseis

A declaração será lida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que acontece no Egito

Jornal Pará - Com informações de Agência Belém

Foto: Mácio Ferreira / Agência Belém
Na tarde desta quarta-feira (9), o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues assinou em seu gabinete uma declaração oficial de apoio ao Acordo Climático de Paris. Com a declaração, Belém se compromete a apoiar ações de combate à proliferação do uso de combustíveis fósseis, o principal poluente.
 
“Não há qualquer dúvida de que a crise climática é real e ameaça todos os países e o futuro da Terra e da humanidade. O Brasil e a Amazônia ocupam papel central no combate às ações que alteram o clima e Belém se orgulha em ser a primeira cidade brasileira a assinar essa declaração de importância tão estratégica.”

 
A declaração será lida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que acontece no Egito durante doze dias.
 
RESPONSABILIDADE
 
O Acordo de Paris, neste momento, mobiliza a adesão de todos os países, cidades e estados com a meta de tornar a Amazônia uma área livre do uso dos combustíveis poluentes. O objetivo final é atingir as metas estabelecidas no Acordo Climático de Paris, reduzindo drasticamente a emissão dos gases causadores do efeito estufa, comuns na indústria dos combustíveis fósseis.
 
“Todos os países já sentem os efeitos das alterações climáticas”, alertou o prefeito Edmilson. “Já há inundações e destruições em pequenas e grandes cidades, principalmente as insulares (ilhas). É real e avançada a ameaça a cidades como Lima, no Peru, e Los Angeles, nos Estados Unidos. Por isso Belém sai na frente nessa adesão e conclama todas as cidades brasileiras a fazerem o mesmo”.
 
TECNOLOGIA
 
Edmilson também destacou que vivemos um momento de “transição tecnológica”, em que é preciso investir em novas formas de produção de energia, como a solar, barrando o agravamento da crise climática que atinge o planeta.
 
“Pela vida, pela humanidade, pelo futuro de todos nós, a Amazônia responde sim a essa ação ambiental, e Belém se prontifica a atuar com prontidão para barrar as notícias alarmantes nessa área”, conclui o prefeito.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp