07/11/2022 às 17h27min - Atualizada em 07/11/2022 às 17h27min

Coletivos de juventude mobilizam projetos em prol da Amazônia

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista

Reprodução/Cojovem

O Projeto Maré Mobilizadora, que tem a proposta de mitigar os impactos das mudanças climáticas na região e incentivar o protagonismo das juventudes em causas sociais para a preservação da floresta amazônica e de seus povos, formou e fortaleceu 17 coletivos de jovens paraenses, alcançando 29 territórios do estado com ações online e offline de conscientização da sociedade em prol de seus direitos e do meio ambiente.

 

O projeto tem o objetivo de mobilizar as juventudes da Amazônia paraense para agirem em suas localidades, sendo estimulados a debater e comunicar sobre pautas como mudanças climáticas, direitos fundamentais, educação midiática e cidadania, em espaços online e offline, cocriando perspectivas mais resilientes e sustentável para os seus territórios.

 

Criado pela ONG Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM) com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e The Nature Conservancy (TNC), dentro do Programa A Maré tá pras Juventudes, o Maré Mobilizadora impactou mais de 500 mil pessoas em todo o estado.

 

Todas as mobilizações culminam em uma imersão presencial para desenvolver uma agenda pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nortear políticas públicas, projetos e programas construídos por juventudes organizadas.

 

Dessa forma, foram 111 jovens selecionados, passando por 10 formações e diversos desafios, que garantiam pontuações para os grupos, e premiou os coletivos com melhores desempenhos com prêmios em dinheiro: Jovens pelo Futuro Xingu, de Altamira; Gaya de Limoeiro do Ajuru; e Cursinho Popular Marielle Franco, de Castanhal.

 

Além das premiações em grupo, 14 juventudes que se destacaram individualmente durante a Maré Mobilizadora foram convidadas a assumirem o título de Embaixadores da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável e a participarem da cocriação de uma agenda de mitigação dos impactos da crise climática nas juventudes do Estado do Pará.

 

A partir do projeto, surgiu o Rebujo da Maré, um projeto de pesquisa e levantamento de informações sobre o cenário de políticas públicas e demais oportunidades para participação cidadã das juventudes no Estado do Pará, objetivando a construção de uma agenda sociopolítica propositiva das juventudes para materializar a mudança que querem ver nos seus territórios.


Mais informações sobre as ações e projetos nos perfis do instagram: @maretaprasjuventudes e @cojovem.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp