02/09/2022 às 10h10min - Atualizada em 02/09/2022 às 10h10min

Vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofre atentado em Buenos Aires

Suspeito é brasileiro, natural de São Paulo

Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofreu uma tentativa de assassinato na noite desta quinta-feira (1). O fato teve repercussão instantânea nos principais jornais do mundo. Cristina teve uma arma apontada para sua cabeça quando cumprimentava apoiadores em frente à sua casa, em Buenos Aires. 

O suspeito do crime foi preso. Trata-se do brasileiro, Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, natural de São Paulo, residente na Argentina desde os anos 1990. O brasileiro havia sido detido em março de 2021 portando uma faca de 35 centímetros, no bairro de La Paternal, onde morava.


Uma das fotos do suspeito divulgada pela imprensa argentina mostra Montiel um símbolo ao Sol Negro emblema associado ao nazismo, também utilizado nos uniformes de alguns militares ucranianos na guerra contra a Rússia.

Ainda não há informações sobre qual seria a motivação do brasileiro para a tentativa de atentado contra a ex-presidenta.

É possível ver em vídeos gravados por pessoas próximas à aglomeração ao redor da vice-presidente no momento flagraram o momento em que um homem aponta a arma para a cabeça de Cristina e atira, porém, a pistola teria falhado na hora do disparo.

O presidente Alberto Fernández declarou feriado nacional em solidariedade à Kirchner. E frisou que o ataque “merece o mais enérgico repúdio de toda a sociedade argentina. De todos os setores políticos. De todos os homens e mulheres da república, porque esses fatos afetam nossa democracia”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp