19/12/2024 às 11h01min - Atualizada em 19/12/2024 às 11h01min
Semas inicia implementação do Projeto Realiza Pará para fortalecer sociobioeconomia e combater desmatamento
Com apoio do banco alemão KfW e recursos de 13 milhões de euros, o projeto promove o uso sustentável dos recursos florestais e avança na preparação para a COP30.
Na última quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou uma oficina para implementar o Projeto Realiza Pará, iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado com o objetivo de controlar o desmatamento e promover a sociobioeconomia no território paraense. O projeto faz parte do compromisso estadual com a conservação ambiental e a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém em 2025.
Durante a oficina, a diretora de Planejamento Estratégico e Projetos Corporativos da Semas, Brenda Hachem, destacou a importância da participação de diversos setores para garantir o sucesso do projeto. "Após negociações, ajustes e a formalização do acordo de cooperação técnica com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que é a executora dos recursos, chegamos à fase de implementação. Estamos convocando os setores finalísticos e técnicos para atualizar e trabalhar no plano de aquisições", afirmou.
Foto: Divulgação
O Realiza Pará foi selecionado pelo banco alemão KfW para integração ao Programa Fundo Floresta em Pé, que oferece apoio financeiro a estados da Amazônia brasileira. O contrato, firmado em 2023, prevê recursos da ordem de 13 milhões de euros, destinados à redução do desmatamento, conservação florestal, promoção da sociobioeconomia e uso sustentável dos recursos florestais.
Luis Piva, gerente da FAS, enfatizou a colaboração entre os agentes envolvidos na execução do projeto. "Chegamos ao final deste ano com muitas vitórias, cientes de que teremos novos desafios para superar juntos em 2025", disse.
O apoio financeiro do KfW reforça o reconhecimento internacional das iniciativas ambientais do Pará, como o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e o Plano de Bioeconomia. Entre os indicadores-chave de desempenho (KPIs) previstos estão a regularização ambiental, o avanço na implementação da Lei da Biodiversidade e o fortalecimento da governança ambiental da Semas.
Com foco na manutenção da floresta viva e no bem-estar das comunidades locais, o Realiza Pará promete consolidar o estado como um exemplo global de desenvolvimento sustentável. A iniciativa também reflete o compromisso do Pará com um futuro mais verde, além de fortalecer sua liderança na luta contra as mudanças climáticas.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.