08/11/2024 às 14h21min - Atualizada em 08/11/2024 às 14h21min
Pará Revitaliza Orlas e Impulsiona Economia e Turismo em Municípios Costeiros
Com investimento em infraestrutura, governo estadual transforma margens fluviais e costeiras, melhorando qualidade de vida e atraindo visitantes em 22 cidades
Desde 2019, o Governo do Pará vem investindo de maneira decisiva na revitalização das orlas de municípios fluviais e costeiros, promovendo não apenas uma renovação visual, mas também fomentando o desenvolvimento econômico e social das regiões. O objetivo é transformar a paisagem e criar polos turísticos e culturais, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida das comunidades. Até 2026, a meta do governo estadual é entregar 34 orlas completamente reestruturadas.
Foto: Divulgação
Até o momento, 22 cidades já receberam novas orlas, entre elas Bragança, São Caetano de Odivelas, Salvaterra e Santarém. Áreas antes abandonadas ou em condições precárias tornaram-se espaços de convivência, lazer e turismo, com atrativos que vão de mirantes a quiosques de alimentação. A economia local sente os impactos positivos: o aumento no fluxo turístico fortalece o comércio e gera empregos para a população.
Foto: Divulgação
A nova orla de São Caetano de Odivelas, inaugurada pelo governador Helder Barbalho em setembro, é um exemplo dessa transformação. Com 300 metros de extensão, a obra inclui chafariz, área de convivência, bancos, lixeiras, parque infantil, mirante, quiosques e banheiros. O comerciante Carlos Alberto, morador da cidade, relata os benefícios: "A nova orla revitalizou nossa cidade. Com a melhoria da infraestrutura e o aumento de visitantes, pude expandir meu negócio, o que trouxe um crescimento significativo para a economia local".
Além de proporcionarem lazer para a população, as novas orlas contribuem para o turismo e o comércio das cidades costeiras. Eduardo Costa, secretário de Estado de Turismo (Setur), destacou a importância dessas obras para o setor: "O Pará, com o segundo maior litoral do Brasil, oferece vistas espetaculares, e, com essas novas orlas, estamos aproveitando ao máximo esses cenários para fortalecer o turismo e, por consequência, a economia local".
Foto: Divulgação
Atualmente, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) trabalha em 12 projetos que estão em fase de construção ou reconstrução, como na Vila Monte Alegre do Maú, em Marapanim (96% de conclusão), em Marapanim (87%), São Domingos do Capim (63%) e Muaná (80%). Segundo o secretário Ruy Cabral, o impacto vai além do lazer: "As orlas que estamos entregando transformam completamente a paisagem e o potencial econômico das cidades, criando um ambiente propício para o crescimento econômico e a valorização cultural".
Com investimentos constantes, o Pará busca consolidar essas orlas como verdadeiros cartões postais, atraindo turistas e gerando um ciclo de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa não só valoriza o patrimônio natural, como também coloca o estado em posição de destaque no turismo nacional e internacional, reafirmando seu compromisso com o bem-estar dos paraenses e a prosperidade das regiões costeiras.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.