O Governo do Pará avança com as obras de pavimentação asfáltica como parte dos preparativos para a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP 30), que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025. Ao todo, 32 bairros e distritos da capital paraense estão sendo beneficiados com as intervenções, que incluem pavimentação, drenagem, terraplenagem, calçadas, sarjetas, meio-fio e sinalização.
Foto: Divulgação
Um exemplo de transformação já pode ser visto no bairro do Guamá, onde mais de 3,6 quilômetros de asfalto novo foram concluídos. Para os moradores, as mudanças já são significativas. Leno Viana, residente da Passagem São João, destacou os benefícios trazidos pela obra.
“O asfalto só trouxe melhorias pra gente. A nossa rua estava cheia de buracos, trazendo prejuízos para quem tinha motos e carros. Agora, com o asfaltamento, já podemos usufruir desse bem proporcionado pela COP à comunidade”, comemorou.
Além da melhoria na infraestrutura, as obras também têm impacto direto na segurança e na mobilidade dos moradores. Carlos Gama, morador da Passagem Rui Barbosa, também no Guamá, celebrou a mudança.
“Antes, as pessoas caíam nos buracos, especialmente os idosos. Agora, tudo mudou. Graças a Deus, já sentimos a melhoria na qualidade de vida”, afirmou.
As intervenções fazem parte do programa “Asfalto COP”, resultado de um convênio entre o Governo do Pará e o Governo Federal, com apoio da Itaipu Binacional. Com investimento superior a R$ 166 milhões, o programa prevê 126 quilômetros de pavimentação, transformando áreas urbanas e levando mais dignidade à população.
Para o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, as obras são um marco não apenas para a realização da COP 30, mas para a melhoria das condições de vida da população.
“Estamos avançando no Guamá e em outras regiões de Belém para atender à necessidade das pessoas que padecem com a lama e a poeira, enfrentando problemas de mobilidade. O princípio desse trabalho é dar dignidade às pessoas e facilitar o acesso a serviços públicos de limpeza, segurança e saúde, além de melhorar o deslocamento diário”, enfatizou o titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Com o legado da COP 30, Belém não apenas se prepara para receber um dos maiores eventos globais, mas também transforma a realidade de seus moradores, promovendo inclusão e qualidade de vida.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.