Na noite da última segunda-feira (4), o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) deu início a uma etapa crucial nas obras do viaduto que ligará a Alça Viária à BR-316. A operação envolve a elevação da primeira de 12 vigas, cada uma com 30 metros de comprimento e 50 toneladas. As vigas serão içadas individualmente por dois guindastes e instaladas de forma atravessada sobre a BR-316, dando sustentação à pista do viaduto, cuja entrega está prevista para março de 2025.
Foto: Divulgação
Com a finalização dos pilares e o início do içamento das vigas, o projeto entra em uma fase significativa, segundo Leila Martins, diretora geral do NGTM. “Estamos avançando para entrega do viaduto antes do prazo contratual. Após a construção dos pilares, o içamento das vigas é um marco na obra, faltando finalizar as rampas e as pistas”, afirmou a diretora.
Trânsito modificado para segurança dos motoristas Para garantir a segurança durante o içamento das vigas, o tráfego na BR-316 será ajustado em dois períodos específicos:
Dias 4, 5 e 6 de novembro: O serviço ocorre no sentido da entrada de Belém, resultando no fechamento de todas as três faixas e a faixa de concreto desse lado da rodovia. Quem estiver entrando em Belém deve utilizar o desvio pela contramão na faixa expressa e em uma faixa de asfalto. Já a saída de Belém será realizada pelas duas faixas de asfalto próximas à calçada.
Foto: Divulgação
Dias 7, 8 e 9 de novembro: O içamento será realizado no sentido de saída de Belém, com o fechamento das três faixas e da faixa de concreto deste lado. Neste período, quem sair de Belém deve seguir o desvio pela contramão, enquanto a entrada será feita pelas faixas próximas à calçada.
Mesmo com as alterações, o acesso à Alça Viária permanecerá liberado em ambos os sentidos.
Facilidades no tráfego após a conclusão O viaduto proporcionará acesso direto entre a Alça Viária e a BR-316, beneficiando os motoristas que trafegam entre Marituba, a Alça Viária e Belém. Com a nova estrutura, motoristas terão acesso direto sem a necessidade de retornos, tornando o trajeto mais rápido e seguro.
Foto: Divulgação
Essas melhorias de infraestrutura visam modernizar a mobilidade na região metropolitana, proporcionando mais fluidez ao trânsito e reduzindo os congestionamentos na BR-316.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.