23/10/2024 às 10h16min - Atualizada em 23/10/2024 às 10h16min

Estratégias e Investimentos em segurança auxiliam na redução da criminalidade em Belém

A capital paraense conta com 18 equipamentos de segurança distribuídos em áreas estratégicas, em pleno funcionamento e monitoramento, em tempo real, durante 24h a partir do Ciop

Ag. Pará
As estratégias e investimentos em segurança pública implementados pelo Governo do Estado do Pará estão levando Belém a uma trajetória constante de redução dos índices de criminalidade violenta. De acordo com o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela empresa do setor imobiliário “MySide”, a capital paraense agora figura como a quinta cidade mais segura do país. O estudo se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, levando em consideração a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Foto: Divulgação 


Um dos principais fatores para essa conquista tem sido o uso de tecnologias de ponta, como os totens de segurança pública, instalados em fevereiro deste ano em Belém e em outras oito cidades do estado. Com 18 desses equipamentos distribuídos em áreas estratégicas da capital, os totens oferecem monitoramento 24 horas por dia a partir do Centro Integrado de Operações (Ciop), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Essas ferramentas têm se mostrado fundamentais no combate à criminalidade, garantindo uma resposta rápida a ocorrências e aumentando a sensação de segurança para a população.


Foto: Divulgação 

Estratégias Inovadoras em Segurança

Segundo o Secretário de Segurança Pública em exercício, Luciano de Oliveira, os investimentos em tecnologias de segurança têm sido cruciais na redução dos índices criminais em Belém. Ele destacou que, há poucos anos, a cidade figurava entre as mais violentas do mundo e chegou a ser a capital mais perigosa do Brasil entre 2017 e 2018. “Hoje, estamos no caminho oposto. Isso é resultado de um trabalho integrado das forças de segurança e da colaboração da população, que tem nos acionado por meio dos totens e outros canais de denúncia”, afirmou Oliveira. O secretário garantiu ainda que os investimentos e ações continuarão a ser aprimorados para que a segurança na capital continue a melhorar.


Foto: Divulgação 

Desde a instalação dos totens de segurança, Belém registrou 19 ocorrências relacionadas a furtos, roubos, ameaças, lesões corporais e danos ao patrimônio, todas acionadas pelos dispositivos. O equipamento conta com câmeras que permitem uma visão de 360° da área monitorada, além de alarmes sonoros, alto-falantes e um botão de emergência que conecta o cidadão diretamente a um agente de segurança.

Resultados Expressivos na Redução da Criminalidade

Além dos investimentos em tecnologia, o governo do Pará também intensificou a capacitação das forças de segurança e ampliou o efetivo policial. Como resultado, vários bairros de Belém registraram uma queda significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Entre os bairros que mais se destacaram estão São Brás, Fátima e Parque Guajará, com reduções de até 100% nos índices de criminalidade. Outros bairros como Cremação, Pratinha e Guamá também apresentaram quedas expressivas.


Foto: Divulgação 

A estudante Rayssa Bessa, de 19 anos, que mora no bairro do Condor, elogiou as mudanças. “Tenho me sentido bastante satisfeita com o policiamento nas ruas. Vejo muitas viaturas e também os totens de segurança, que nos fazem sentir mais seguras. Nunca precisei usar os totens, mas saber que eles estão ali me dá mais liberdade para andar tranquila”, afirmou. 


Foto: Divulgação 

Com a contínua implementação de estratégias eficazes, a capital paraense se destaca no cenário nacional pela melhoria significativa na segurança pública, oferecendo aos seus cidadãos mais tranquilidade e qualidade de vida.


Foto: Divulgação 

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp