Avanço nas Obras de Macrodrenagem do Canal do Caraparu Beneficia Moradores do Guamá

Localizado na Bacia do Tucunduba, o canal proporcionará a melhoria do escoamento de água pluviais e evitará alagamentos no bairro do Guamá

23/10/2024 09h16 - Atualizado em 23/10/2024 às 09h16

Avanço nas Obras de Macrodrenagem do Canal do Caraparu Beneficia Moradores do Guamá
Ag. Pará
Mais de 25% das obras de macrodrenagem do Canal do Caraparu, no bairro do Guamá, em Belém, já foram concluídas, trazendo esperanças de uma vida melhor para os moradores da área. A iniciativa faz parte de uma série de investimentos do Governo do Estado na Bacia do Tucunduba, com o objetivo de melhorar o escoamento de águas pluviais e evitar os recorrentes alagamentos que afetam o bairro.

Foto: Divulgação 


"O Canal da Caraparu tem cerca de 900 metros de extensão, e os serviços incluem a execução de drenagem e regularização, permitindo que ele receba um maior volume de água e saneando todo o curso. Além disso, também vamos urbanizar as vias laterais, garantindo pavimentação asfáltica, redes de drenagem e saneamento. Isso valoriza a comunidade e proporciona mais dignidade aos moradores da área", explicou Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).


Foto: Divulgação 

A obra é um alívio aguardado há décadas pelos moradores, que convivem com alagamentos constantes. O taxista Helivan Carlos, que vive no bairro há 45 anos, expressa sua satisfação com o avanço das obras. “Já perdemos móveis, já tivemos que pisar várias vezes na água suja para sair de casa. Ver essa obra avançando traz muitas expectativas boas, sabemos que vai trazer mais dignidade e qualidade de vida”, relata.


Foto: Divulgação 

Além da macrodrenagem, a obra inclui a construção de 1.715 metros de rede de abastecimento de água, 4.126 metros de rede de esgotamento sanitário e 4.764 metros de drenagem pluvial. Também estão previstas uma estação elevatória de esgoto, quatro pontes, cinco passarelas, uma quadra poliesportiva, além da urbanização viária com praça, playground e academia ao ar-livre.

A moradora Waldineia Borges, que vive no Guamá desde que nasceu, comemora o impacto positivo que a obra trará para as futuras gerações. "Estou muito feliz com os avanços. Antes, as ruas estavam sempre alagadas, o que me prejudicava até em empregos. Muitos governos prometeram melhorias, mas só agora estamos vendo as mudanças acontecerem”, destaca.


Foto: Divulgação 

Outro exemplo de satisfação é o operário Cledson Junior, que, além de trabalhar nas obras, também é morador do bairro. “É gratificante contribuir para um novo bairro e ver os benefícios que essa obra vai trazer. A população merece ter drenagem, saneamento e um local de lazer. Daqui a uns anos, vou olhar e lembrar que ajudei a mudar essa realidade”, afirma.


Foto: Divulgação 

O projeto de macrodrenagem faz parte de uma série de intervenções em Belém, que desde 2019 já recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos estaduais, beneficiando mais de 520 mil pessoas com a requalificação de 17 canais, essenciais para prevenir inundações e alagamentos na capital paraense.


Foto: Divulgação 

As expectativas são de que, com a continuidade e conclusão das obras, o bairro do Guamá se torne um exemplo de urbanização e qualidade de vida para toda Belém.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp