21/10/2024 às 10h31min - Atualizada em 21/10/2024 às 10h31min

Agentes de segurança da Base Antônio Lemos apreendem mais de 370kg de entorpecentes neste final de semana

Entregue há mais de dois anos, a Base Fluvial Integrada é parte de uma das estratégias da Segurança Pública para coibir crimes na região dos rios do Marajó

Ag. Pará
Breves, Pará – A integração das forças de segurança na Base Fluvial Integrada Antônio Lemos, situada no rio Tajapuru, em Breves, resultou na apreensão de aproximadamente 374 kg de entorpecentes em operações de fiscalização realizadas em apenas dois dias. A ação, que reforça o combate ao narcotráfico nas rotas fluviais da Amazônia, envolveu diferentes órgãos de segurança e é parte de uma estratégia contínua para coibir crimes na região.

Na tarde deste domingo (20), cerca de 353 kg de Skank foram localizados no baú de um caminhão transportado em uma balsa com destino a Belém. A apreensão foi realizada após uma operação conjunta do Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Pará (GFlu) e da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), com apoio de cães farejadores, que identificaram a presença da droga. Além do entorpecente, foram encontrados uma pistola calibre 380, munições e um colete balístico. O capitão da embarcação, o comandante e o segurança foram detidos.


Na noite anterior, sábado (19), outra apreensão havia sido feita na mesma região. Cerca de 21 kg de maconha foram encontrados em um veículo a bordo da embarcação "Amazon Star", também proveniente de Manaus e com destino a Belém. O veículo foi identificado durante uma vistoria de rotina com o uso de cães farejadores.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou a importância dessas operações para reduzir a criminalidade violenta no estado. “O tráfico de drogas é a mola propulsora de toda a criminalidade. O combate a esse crime em rotas fluviais é fundamental para que consigamos reduzir cada vez mais a criminalidade violenta”, afirmou.

Machado ressaltou ainda o papel estratégico das Bases Fluviais, como a "Antônio Lemos", que há mais de dois anos vem contribuindo significativamente para o enfrentamento ao tráfico de drogas na região do Marajó. Desde sua inauguração, diversas apreensões de entorpecentes e outros materiais ilícitos foram realizadas, graças ao monitoramento contínuo de embarcações que trafegam pelo rio.

O coronel José Vilhena, diretor do GFlu, destacou a efetividade das ações na região. "Graças ao trabalho incansável da nossa equipe e às parcerias estratégicas, conseguimos apreender mais de 370 kg de drogas em apenas dois dias. Isso demonstra a importância da nossa presença e atuação na região amazônica", disse o coronel.

Investimentos em Segurança Fluvial

O estado do Pará é pioneiro na criação de Bases Integradas Fluviais, como a de Breves, com o objetivo de combater a criminalidade nas vastas rotas fluviais da Amazônia. Além da Base "Antônio Lemos", a Base "Candiru", em Óbidos, já está em operação, e uma terceira base está sendo construída em Abaetetuba. O governo estadual também investiu na entrega de mais de 80 lanchas, equipadas com motores potentes, para fortalecer a segurança em todas as regiões.

Essas iniciativas reforçam o compromisso do estado com a segurança pública, especialmente em áreas de difícil acesso, como as rotas fluviais, que são amplamente utilizadas para o tráfico de drogas e outros crimes. A continuidade dessas operações é essencial para garantir a redução da criminalidade e a proteção da população paraense.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp