25/09/2024 às 10h24min - Atualizada em 25/09/2024 às 10h24min

Em Belém, obras do Terminal Hidroviário Internacional avançam

Espaço facilitará e ampliará ainda mais o turismo na região. Equipamento faz parte do pacote de obras para COP 30

Ag. Pará

As obras no galpão 10 do Terminal Hidroviário de Belém, localizado na avenida Marechal Hermes, estão a todo o vapor. No espaço está sendo construído o Terminal Hidroviário de Cruzeiros que, em breve, será entregue pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pela gestão e execução do equipamento público.tal

Foto: Divulgação 

“Estamos nos preparando para receber os cruzeiros nacionais e internacionais. Os turistas terão qualidade e conforto no embarque e desembarque, segurança e exclusividade nas atracações, além de um espaço destinado ao turista, onde podem desfrutar de uma experiência agradável em nossa região. O equipamento público movimentará ainda mais o turismo”, afirma o presidente da CPH, Josenir Nascimento.


Foto: Divulgação 

Conforme o projeto, o novo terminal reforçará a sustentabilidade. O espaço terá captação de energia por placas solares, tratamento de água e resíduos e um sistema de aproveitamento de águas pluviais. Toda a estrutura será adequada para receber navios de cruzeiros e fornecer a segurança necessária para a realização das operações portuárias de grande porte.


Foto: Divulgação 

O terminal, nesse sentido, é inédito na região Norte do país. O recurso vai colocar o Estado na rota de grandes viagens. No início do mês de setembro, uma comitiva da Secretaria Extraordinária para a COP 30, do governo federal e representantes do Governo do Pará participaram de uma visita técnica às obras de construção do local.

Durante a realização da COP 30 o espaço servirá como receptivo de dois navios de luxo, que ficarão ancorados no local e se transformar em hospedagem para mais de 5 mil pessoas, entre chefes de estado e empresários.


Foto: Divulgação 

“Ali teremos duas situações: uma é o espaço que vai ser para o receptivo internacional, para os navios que chegarem. A outra é para a COP, que vai servir como espaço para atracar navios que serão opção de hospedagem. Não é a mesma relação público e navio de cruzeiro, por isso faremos algumas adaptações para dar mais tranquilidade, menos burocracia para a entrada e saída dos navios, que vai ser constante", afirmou Valter Correia, titular da secretaria extraordinária.


Foto: Divulgação 

Turismo - Os Terminais hidroviários contribuem para o desenvolvimento regional, pois facilitam o turismo no Pará, que já está incluído na rota de grandes cruzeiros. Além disso, em novembro de 2025, Belém será a sede da COP 30 e a previsão é que a procura pela região amazônica aumente expressivamente.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp