Transformação Urbana: obras avançam no Curió-Utinga e prometem fim dos alagamentos

Projeto de macrodrenagem nos canais do Mártir e Murutucu traz melhorias históricas para Belém

17/03/2025 17h00 - Atualizado há 2 semanas

Transformação Urbana: obras avançam no Curió-Utinga e prometem fim dos alagamentos
Ag. Pará
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

As obras de macrodrenagem nos canais do Mártir e Murutucu, no bairro do Curió-Utinga, avançam como parte dos investimentos do Governo do Pará para preparar Belém para a COP 30. Com mais de 50% de execução, o projeto já beneficia 20 mil moradores, trazendo melhorias em infraestrutura, saneamento e mobilidade. A urbanização inclui drenagem, retificação dos canais, instalação de redes auxiliares e reforço estrutural, além de uma nova ciclovia, calçadas e iluminação pública, conectando a Avenida João Paulo II e criando um novo espaço de lazer.

O programa faz parte da maior iniciativa de macrodrenagem da história de Belém, iniciado em 2019 com apoio do Governo Federal, BNDES e Itaipu Binacional, garantindo um investimento superior a R$ 1,6 bilhão para requalificação de 17 canais, beneficiando mais de 520 mil pessoas. Além das melhorias urbanas, o projeto gera empregos para moradores locais, como Civaldo de Sá Belém, que celebra a oportunidade de trabalho e a transformação do bairro.

As obras de macrodrenagem nos canais do Mártir e Murutucu, no bairro do Curió-Utinga, fazem parte de um conjunto de investimentos do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com o objetivo de preparar Belém para sediar a COP 30 em 2025. Com intervenções iniciadas no começo de 2024, o projeto já beneficia mais de 20 mil moradores da região, melhorando a infraestrutura e reduzindo os impactos dos alagamentos.

Foto: divulgação 

Foto: divulgação 

Obras superam 50% de execução

O titular da Seop, Ruy Cabral, destaca que as obras já superam a marca de 50% de execução e seguem dentro do cronograma estabelecido. "Esse é um dos maiores projetos de macrodrenagem de Belém, garantindo saneamento, infraestrutura e dignidade para a população que vive próxima aos canais", afirma.

A engenheira Maria Cecília Araújo, que acompanha a fiscalização das intervenções, explica que no canal do Mártir estão sendo realizados trabalhos de drenagem, redes auxiliares e reforço estrutural. No canal do Murutucu, os avanços incluem a retificação do leito, troca de solo, urbanização com instalação de meio-fio e plantio de grama.

Melhorias na mobilidade e nova área de lazer

Para evitar os alagamentos, também será necessária uma intervenção no canal do Murutucu ao longo de 1,4 km até a Estrada da Ceasa. O projeto prevê ainda a construção de ciclovia, calçadas e nova iluminação pública, conectando a Avenida João Paulo II e criando um novo espaço de lazer para a comunidade.

Civaldo de Sá Belém, morador da região e um dos 120 trabalhadores envolvidos nas obras, celebra a oportunidade. "Depois de dois anos sem trabalho, consegui emprego aqui em setembro de 2024. É gratificante ver o impacto positivo dessa obra no nosso bairro, que já melhorou bastante mesmo antes de ser concluída", relata.

O maior programa de macrodrenagem da história de Belém

Desde 2019, o Governo do Pará vem executando um dos maiores programas de macrodrenagem da capital. A parceria com o Governo Federal, via BNDES e Itaipu Binacional, já assegurou mais de R$ 1,6 bilhão para a requalificação de 17 canais, beneficiando mais de 520 mil pessoas na região metropolitana de Belém.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp