11/06/2024 às 17h33min - Atualizada em 11/06/2024 às 17h33min
Eleições 2024: Instituto promove pesquisa para prefeito de Parauapebas mas questionário tem pergunta sobre município de Novo Repartimento; veja questionário
Instituto Skala foi o responsável pela pesquisa
O Instituto SKALA registrou pesquisa de opinião pública na Justiça Eleitoral para realizar levantamento de dados para o cargo de prefeito de Parauapebas nas Eleições de 2024, mas o questionário apresentado perguntou sobre o cargo de prefeito do Município de Novo Repartimento.
A equipe do Jornal Pará convidou especialistas em Direito Eleitoral para analisar os documentos apresentados pelo Instituto Skala à Justiça Eleitoral, que são de apresentação obrigatória.
Leia também: Parauapebas ultrapassa 200 mil eleitores e poderá ter segundo turno para o cargo de prefeito nas eleições 2024; veja números O primeiro destaque feito pela advogada Jhadi Lucas foi o questionário apresentado aos entrevistados pelo Instituto Skala.
A questão é a seguinte: embora a pesquisa seja para o cargo de prefeito de Parauapebas, a pergunta n. 8 do questionário indaga ao entrevistado em quem ele votaria para prefeito de NOVO REPARTIMENTO.
Veja abaixo a íntegra do questionário apresentado à Justiça Eleitoral pelo Instituto Skala para a pesquisa de opinião pública para prefeito de Parauapebas: Repare que a pergunta n. 8 indaga o seguinte ao entrevistado: "Desses CINCO NOMES, em qual deles você votaria para prefeito de NOVO REPARTIMENTO se as eleições fossem hoje?"
Após a pergunta, o questionário apresenta os nomes dos seguintes pré-candidatos a prefeito de Paruapebas: Aurélio Goiano, Rafael Ribeiro, Valmir Mariano, Dr. Felipe e Hipólito H2, mas nenhum destes é pré-candidato em Novo Repartimento.
Novo Repartimento fica a 348 km de distância de Parauapebas, conforme imagem abaixo:
Segundo especialistas ouvidos pelo Jornal Pará, nesses casos em que se identifica uma falha grosseira como esta, as empresas responsáveis pela pesquisa podem fazer a correção dos dados, mas precisam registrar novamente a pesquisa e recomeçar o prazo de cinco dias para nova publicação.
No caso da pesquisa PA-02217/2024, registrada em 22/05/2024, o Instituto Skala não corrigiu os dados e por isso o sistema da Justiça Eleitoral permaneceu como data para divulgação o dia 28/05/2024.
A equipe do Jornal Pará tentou contato com o Instituto Skala para pedir esclarecimentos sobre o questionário, mas ninguém atendeu o telefone informado no cartão de CNPJ da empresa, além de não possuir e-mail para contato.
Além disso, não foi localizado o site do Instituto Skala para tentar outra forma de contato.
Havendo retorno da empresa esta matéria será atualizada.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.