23/01/2024 às 13h30min - Atualizada em 23/01/2024 às 13h45min

Com capacidade limitada de doses, veja quem deve receber a vacina contra a dengue

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil no sábado, 20.

Da redação

Reprodução
Com capacidade de fabricação limitada de doses pela farmacêutica Takeda, o Ministério Saúde decidiu que vai aplicar as primeiras doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.

Anteriormente, o ministério havia divulgado que a faixa etária da vacinação seria entre 6 e 16 anos, mas a limitação do número de doses fez com que o ministério restringisse o grupo, focando na faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas: adolescentes de 10 e 14 anos.

LEIA TAMBÉM: A 33 meses da COP 30, governo federal tem plano B se Belém não der conta


“Diante da capacidade limitada de fabricação de doses da vacina, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas em 2024, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses”, segundo publicação no site da pasta.

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil no sábado, 20. O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, oferecidas sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde detalhará a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. Segundo a pasta, as doses recebidas neste sábado passarão pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Como o Ministério da Saúde pediu prioridade nessas etapas, o desembaraço será concluído ao longo da próxima semana, informou a pasta.

Com informações de Roma News

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp