O município de Ananindeua, na Grande Belém, terá uma Usina Solar para abastecer prédios e bens públicos da administração municipal. Segundo a Prefeitura, o empreendimento ocorre a partir de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) e, na prática, converte luz solar em eletricidade usando células fotovoltaicas que serão instaladas em telhados ou terrenos.
Serão cerca de R$ 30 milhões de investimento privado no município, a partir de um contrato com prazo de 25 anos e que atenderá mais de 330 unidades públicas. O próximo passo é a assinatura deste documento, prevista para ser no início de janeiro de 2024. Depois disso, a empresa Energia Ananindeua, vencedora do processo licitatório, terá o prazo de um ano para concluir a construção e dar início à operação dos serviços.
Segundo o prefeito de Ananindeua, dr. Daniel Santos, a parceria público-privada vai permitir que este “investimento significativo”, gere economia para os cofres municipais, permitindo aporte em outras áreas essenciais, como saúde, educação, obras, entre outras.
De acordo com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), órgão responsável pela estruturação do projeto, a implantação da usina irá impactar de forma positiva a produção energética municipal, vai proporcionar uma economia de R$ 26 milhões aos cofres do município, além de uma redução de 643 toneladas de carbono na atmosfera anualmente. A iniciativa ainda é vista como uma case de sucesso que pode ser replicada pelo IPGC.
Com informações da Ananews
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.